Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, irá realizar nos próximos dias uma série de ações voltadas ao esclarecimento sobre os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). As atividades incluem uma Oficina de Entendimento de Editais Culturais e Elaboração de Projetos, além de plantões de dúvidas individuais.
A oficina será realizada no dia 24 de outubro, às 18 horas, no Palacete 10 de Julho, e será ministrada pela consultora em políticas públicas e gestora de projetos, Camila Marujo.
O objetivo é capacitar os interessados na compreensão de editais culturais e na elaboração de projetos voltados ao fomento cultural. As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário online, disponível no link
https://forms.gle/g2krXfNw4K4vnYF57.
Nos dias 25 e 26 de outubro serão realizados plantões de dúvidas com atendimento individual, que podem ser agendados pelo telefone (12) 3642-1080.
Novos prazos para editais culturais
A Secretaria também anunciou a prorrogação do prazo para inscrição nos editais nº 12, 15 e 16 da PNAB. Agora, os interessados têm até o dia 6 de novembro de 2024 para se inscrever.
Os três editais lançados são voltados para o fomento de projetos culturais e têm recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.
As oportunidades são:
Edital nº 12/2024: Seleção de Projetos para firmar Termo de Execução Cultural.
Edital nº 15/2024: Seleção de Projetos para o Recebimento de Bolsas Culturais de Pesquisa.
Edital nº 16/2024: Fomento a Projetos Continuados de Pontos de Cultura, integrando a Rede Municipal de Pontos de Cultura de Pindamonhangaba.
A diretora de Cultura de Pindamonhangaba, Rebeca Garagna, destacou que a Lei nº 14.399/2022, que institui a PNAB, visa garantir o financiamento contínuo de projetos culturais, promovendo inclusão e diversidade, especialmente em áreas periféricas e rurais.