Começou na manhã desta sexta-feira, 18 de outubro, a 2a edição da Flipinda (Festa Literária de Pindamonhangaba) no Espaço Cultural Armazém da Lagoa, localizado na Praça Sete de Setembro, no centro da cidade.
O evento segue até amanhã, sábado das 9h às 18h. A entrada é gratuita.
A festa é organizada pela Academia Pindamonhangabense de Letras com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura.
O principal objetivo da Flipinda é promover a produção literária e incentivar o hábito da leitura, além de valorizar a cultura regional. Nesta edição, o evento homenageará o educador e poeta Balthazar de Godoy Moreira, conhecido como ‘Príncipe dos Poetas’ e filho ilustre da cidade.
A programação contará com mesas de debate, palestras, lançamentos de livros, saraus, atividades lúdicas e musicais. São esperadas cerca de 4.000 pessoas no evento, incluindo acadêmicos, professores, estudantes e o público em geral. Além disso, a Flipinda disponibilizará um intérprete de libras para garantir a inclusão de pessoas com deficiência auditiva.
A Festa Literária de Pindamonhangaba busca estimular o hábito da leitura e promover a troca de experiências entre escritores e leitores. O evento também contará com exposições de produtos, oficinas, troca de livros e uma feira de economia solidária, oferecendo oportunidades para artesãos locais. A participação da comunidade, escolas municipais, estaduais e particulares, além de escritores locais e convidados, é fundamental para o sucesso do evento.
Com diversas atividades programadas, a Flipinda promete ser uma celebração da literatura e da cultura local, convidando todos a se envolverem e apreciarem o universo literário.