O atual vice-prefeito Ricardo Piorino (PL) foi eleito prefeito de Pindamonhangaba e vai governar o município a partir de 1º de janeiro de 2025, juntamente com Rafael Goffi como vice-prefeito. Piorino teve 35.734 votos, 44,65% do total. Em segundo lugar ficou o candidato Torino (PSD), com 33,89% dos votos. O vereador Vela (PT) obteve 17,80% dos votos, mas, durante a apuração, esses votos apareciam como “anulados sub judice”. Giovanni Nicoleti (NOVO) conseguiu 2.929 votos.
Desde o início da apuração até o resultado final, que foi divulgado às 19h27, Piorino se manteve sempre entre 43% e 44% dos votos.
“Meu sentimento é de gratidão pelo povo ter reconhecido nosso trabalho. Foi uma campanha muito pesada, cheia de falsas acusações, inverdades. Mas nós sempre norteamos nosso trabalho preocupados em mostrar nosso projeto de governo e a resposta veio nas urnas. Agora vamos continuar esse trabalho e honrar cada voto de confiança que recebemos hoje”, destacou ele logo após receber o comunicado oficial de que estava eleito.
Trajetória – Ricardo Piorino nasceu em Pindamonhangaba, tem 56 anos, é casado com Patrícia Amadei, tem um filho (Ricardinho) e será avô pela primeira vez em dezembro deste ano. Formado em Direito pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de Campinas-SP, ingressou por concurso público na Polícia Civil do Estado de São Paulo e atuou como Oficial de Promotoria na Comarca de Pindamonhangaba, onde também exerceu a advocacia civil e criminal.
Ingressou na política em 2004, quando disputou eleição para vereador, sendo reeleito em 2008 e 2012. Na Câmara de Vereadores, foi eleito por duas vezes Presidente da Casa de Leis, consolidando uma carreira no Legislativo baseada na fiscalização, comprometimento e respeito ao servidor público. Em 2016, foi eleito vice-prefeito do município na chapa com o prefeito Dr. Isael Domingues (PL), sendo reconduzido para um novo mandato em 2020. Foi o responsável direto pelas ações de zeladoria pública, modernização da iluminação pública e o maior plano de recapeamento asfáltico do município.
Fonte: Tribuna do Norte