Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 16 de setembro, o lançamento da obra de construção do viaduto da Via Estrutural.
A obra será realizada pela MRS – concessionária de transporte ferroviário – e faz parte do seu contrato com o Governo Federal. O viaduto passará por cima dos trilhos da MRS, ao lado da empresa Novelis, e fazendo a conexão da via estrutural pelo lado da SP-62 (Pinda Moreira César) até a avenida Buriti (Feital).
De acordo com o gerente de relações institucionais da MRS, Daniel Martins, o viaduto deve ser concluído até o fim do ano.
As obras da primeira fase da via estrutural – que são sob responsabilidade da Prefeitura – devem ser concluídas até abril de 2025.
O viaduto seguirá as pistas da via estrutural e serão duas pistas de passagem para veículos em cada um dos sentidos, calçadas, ciclovia, parapeito, iluminação central de LED e sinalização e rampas de acesso, além de alça de retorno para o lado da Novelis.
Sobre Via Estrutural
Sobre a via estrutural, se trata de uma obra 100% com recursos da Prefeitura, que está investindo cerca de R$ 20,7 milhões.
As obras de construção da nova avenida que ligará a Rodovia Abel Fabrício Dias SP 62 (altura da indústria GV) até à Avenida Buriti, no bairro do Feital (ao lado da indústria Novelis) foram iniciadas em janeiro deste ano e atualmente estão 70% concluídas.
No momento os trabalhos se concentram na preparação de subbase, aterro da rampa de acesso ao futuro viaduto e pavimentação.
A Avenida Estrutural terá nesta primeira fase uma extensão de 2,5 quilômetros, duas rotatórias, duas pistas com canteiro central, calçada e ciclovia.