noticias700 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Vale !

Cidades do Vale

TCE rejeita contas do ex-prefeito Ortiz Júnior em Taubaté

Publicada em 25/07/24 às 09:43h

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia TCE rejeita contas do ex-prefeito Ortiz Júnior em Taubaté  Compartilhar a noticia TCE rejeita contas do ex-prefeito Ortiz Júnior em Taubaté  Compartilhar a noticia TCE rejeita contas do ex-prefeito Ortiz Júnior em Taubaté

Link da Notícia:

TCE rejeita contas do ex-prefeito Ortiz Júnior em Taubaté
 (Foto: Internet)
O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) rejeitou as contas do ex-prefeito de Taubaté e atual candidato às eleições municipais, Ortiz Júnior (Republicanos).

A decisão é desta quarta-feira (24) e recusa o segundo recurso de Ortiz contra o parecer desfavorável, já dado em 2020. O tribunal apontou desequilíbrio fiscal nas contas do município para aquele ano.

Segundo o jornal O Vale, as falhas estariam no baixo investimento do orçamento exigido para a área de educação, aumento nas dívidas de curto prazo e crescimento nas de longo. Além disso, a dívida ativa também estaria em alta, devido a demora do município em cobrar os devedores.

Outras irregularidades como servidores com escolaridade incompatível ao cargo que exerciam e a permanência de comissionados em desrepeito a decisão judicial, estão inclusas.

Agora o caso será enviado para julgamento na Câmara de Taubaté. Se as contas forem novamente rejeitadas, o candidato será considerado inelegível.

O que diz a Câmara

Por meio de nota, a Câmara Municipal informa que o parecer do tribunal deve ser protocolado e encaminhado para o expediente da sessão ordinária, que será retomada no dia 6 de agosto.

Após isso, o parecer ficará disponível para exame dos contribuintes, durante 60 dias. Então Ortiz será intimado sobre o início do julgamento e o processo será encaminhado para os membros da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), composta pelos vereadores: Elisa Representa Taubaté (Novo), que é a presidente; Serginho (PDT), que é secretário; e Douglas Carbonne (SD).

Ortiz terá 15 dias para apresentar defesa. Depois, os membros da CFO poderão emitir seus votos. Independente de qual seja o voto do relator do caso, é redigido um projeto de decreto legislativo para rejeição do parecer prévio do Tribunal de Contas.

O projeto de decreto legislativo, que é obrigatoriamente pela rejeição do parecer do tribunal, é aprovado com dois terços dos votos favoráveis, ou seja, 13 votos. Se não alcançar esse número, o projeto é rejeitado, prevalecendo o julgamento do TCE.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 93585-8452

Copyright (c) 2024 - Conexão Vale - Conexão Vale - Sua Revista Eletrônica
Converse conosco pelo Whatsapp!