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Pinda passa a usar novo sistema integrado de prontuário do paciente para agilizar o atendimento na saúde

Publicada em 21/06/24 às 16:39h

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Pinda passa a usar novo sistema integrado de  prontuário do paciente para agilizar o atendimento na saúde
 (Foto: Conexão Vale )
A Prefeitura de Pindamonhangaba está implantando um novo sistema de saúde, que vai reunir todas as informações do paciente em rede pública, como histórico de vacinas, consultas, exames laboratoriais, medicamentos, procedimentos realizados, doenças pré-existentes, dentre outras.

A implantação do CELK começou na semana passada nas UPAs do Araretama e Moreira César e nesta semana na Farmácia Central. A ação é realizada em conjunto entre as secretarias de Saúde e de Tecnologia, Inovação e Projetos.

A secretária de Saúde, Silvia Mendes, explicou que o sistema está em implantação e faz parte do conjunto de melhorias para o setor, possibilitando melhoras significativas na qualidade do atendimento aos pacientes. “Quando um paciente chegar a uma unidade de saúde, os atendentes terão acesso ao histórico de consultas dessa pessoa. Da mesma forma, os médicos e enfermeiros terão acesso a prontuário médico, exames realizados nos laboratórios, procedimentos cirúrgicos, histórico de internação, medicamentos que já tomou ou que ainda faz uso. Isso possibilita uma séria de melhorias ao paciente e facilita o atendimento realizado pelo profissional”, disse a secretária.

Silvia Mendes destacou ainda que o sistema CELK também ‘puxa’ os dados do Meu SUS Digital e Conect SUS, que são sistemas do Ministério da Saúde, que reúnem dados importantes, como vacinas, por exemplo. “Como o CELK consegue utilizar esses dados disponíveis na plataforma do Ministério da Saúde, conseguimos ter um prontuário ainda mais rico de cada paciente”.

A previsão é que os funcionários das unidades iniciem treinamento com o sistema a partir do dia 3 de julho e que até dia 17 todas as unidades já estejam com o sistema em operação. Além disso, em breve será disponibilizado um aplicativo para que a população também tenha acesso a todas as suas informações. “Acreditamos que em poucos dias nossos servidores vão se habituar com a plataforma, com a alimentação do sistema, período de mudanças em que pode haver uma leve dificuldade de inserção de dados. Após um período de adaptação teremos uma ampla rede de dados com histórico de cada paciente”, resumiu Silvia.





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