Na ocasião, o renomado jornalista esportivo Milton Neves, esteve presente para prestigiar a homenagem ao atleta pindamonhangabense e também foram premiadas diversas personalidades do município com o Troféu João do Pulo.
O evento encerrou as festividades do mês que celebra o “Ato Consciência e Igualdade por toda a Cidade. Pinda Antirracista – Reflexão e Ação”.João do Pulo
Foi instituído o título de Embaixador ao atleta filho de Pindamonhangaba que tanto se destacou no cenário esportivo mundial. João Carlos de Oliveira “João do Pulo” nasceu em Pindamonhangaba em 28 de maio de 1954; foi professor de educação física, militar da reserva do Exército, fez cursos no exterior.
Ele também passa a fazer parte do Livro Heróis da Pátria de reconhecimento nacional. O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria conta com mais de 60 nomes, incluindo Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Machado de Assis, Anita Garibaldi, Chico Xavier, Santos Dumont e Getúlio Vargas. Nesta segunda-feira, Lula também sancionou a lei que inclui o nome do compositor e cantor Luiz Gonzaga.
João do Pulo, atleta, bicampeão e recordista mundial de salto triplo, recebeu a medalha de ouro no salto triplo nos Jogos Panamericanos realizados no México em 1975 e em Porto Rico em 1979.
Medalhista de bronze nas Olimpíadas de Montreal em 1976 e de Moscou em 1980. Deputado estadual entre 1987/1991 e membro efetivo da Comissão da Ordem Econômica e Social e suplente das comissões de Defesa dos Interesses da Sociedade, do Estado e dos Cidadãos e dos Municípios e Regiões Metropolitanas. “João do Pulo” é conhecido não só no cenário municipal, estadual e nacional, mas também internacional por sua carreira no atletismo, conquistando medalhas olímpicas e recordista em salto triplo.
Faleceu em 29 de maio de 1999, e neste ano de 2024 completa 25 anos de seu falecimento, ano em que completaria 70 anos de idade.