Na última quarta-feira (03), a cidade de Pindamonhangaba deu um novo passo rumo à preservação ambiental ao promover uma audiência pública na Câmara dos Vereadores para discutir a nova Política Municipal de Meio Ambiente. O evento, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, reuniu autoridades locais, representantes da sociedade civil e especialistas da região.
Antecedendo a audiência, a Secretaria de Meio Ambiente disponibilizou minutas da política em discussão, elaboradas em cooperação com profissionais da área, além de um formulário online para que a população pudesse contribuir com sugestões para aprimorar o documento.Durante o encontro, a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, expressou a relevância histórica desse momento para Pindamonhangaba, destacando que pela primeira vez o município está em vias de estabelecer normativas legais para a proteção do meio ambiente. "Estamos trabalhando em prol do desenvolvimento sustentável, buscando garantir segurança e qualidade de vida para nossa população", afirmou San Martin.
Nesse contexto, a criação da política municipal de meio ambiente assume uma relevância ainda maior, considerando que as políticas federais e estaduais muitas vezes delegam aos municípios a responsabilidade de estabelecer normas complementares que garantam a eficácia da proteção ambiental em âmbito local.A discussão foi transmitida ao vivo, e a gravação está disponível no canal da Câmara dos Vereadores de Pindamonhangaba no Youtube.
No próximo dia 10 de abril, a secretaria irá promover uma nova discussão, sobre o Código Municipal de Limpeza. Essa audiências será uma nova oportunidade para a população esclarecer dúvidas e contribuir com sugestões e observações sobre as propostas da minuta elaborada para o tema, que pode ser encontrada através do link https://pindamonhangaba.sp.gov.br/politica-municipal-de-meio-ambiente-e-do-codigo-municipal-de-limpeza-urbana.Para facilitar a participação, também foi disponibilizado um formulário online onde os cidadãos podem contribuir com suas ideias. O formulário pode ser acessado através do link.