O Grupo Dia anunciou que vai fechar seis supermercados em São José dos Campos, de acordo com decisão do conselho de administração da empresa. O conselho aprovou o fechamento de 343 lojas e três centros de distribuição no Brasil, nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Desse total, 13 unidades estão localizadas no Vale do Paraíba.
A data exata do fechamento e o número de funcionários que serão demitidos não foram informados. A rede tem cerca de 7.000 empregados no país. Segundo a empresa, o processo de reestruturação no Dia Brasil manterá em operação 244 lojas no estado de São Paulo, onde concentra sua operação, além de “posterior análise de diferentes alternativas estratégicas para os negócios do Dia Brasil”.
Em São José serão fechados os supermercados Cidade Washington (rua Cidade Washington, nº 54), Jardim Morumbi (avenida Elaine Maria Barbieri Soares, nº 432), Cidade Jardim (avenida Cidade Jardim, nº 5.451), Capitingal (rua João Adão, nº 138), Aquarius (avenida Cassiano Ricardo, nº 1.214) e Avenida Barbacena (Av Barbacena).
A decisão está inserida em um plano de ajuste de lojas no país, para buscar a estabilidade da estrutura do Grupo Dia no Brasil, tornando-a viável após persistentes resultados negativos.
A empresa disse que as medidas possibilitarão destinar os recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o Grupo na Espanha e na Argentina, onde atualmente a companhia conseguiu uma posição relevante com uma estratégia focada na distribuição alimentar de proximidade.
As unidades que serão fechadas estão com produtos em promoção enquanto durarem os estoques. No Vale, além das seis lojas de São José, o grupo também fechará três unidades em Taubaté e uma loja nas cidades de Caçapava, Jacareí, Cruzeiro e Pindamonhangaba.