O programa de modernização da iluminação pública implantado pela Prefeitura de Pindamonhangaba tem atraído gestores de toda parte do Estado e do País.
Na última segunda-feira (18), uma comitiva da Prefeitura de Pirassununga visitou o município e conheceu o processo da substituição de lâmpadas convencionais por LED.
O prefeito Cícero Justino da Silva e assessores foram foram recebidos pelo secretário adjunto de Governo Alexandre Pió, engenheiro eletricista Matheus dos Santos, diretor de Licitações Lúcio Carmo da Silva e sua equipe. Representantes da empresa Ilumitech que opera a gestão e manutenção do sistema também estiveram presentes.Segundo o prefeito Cícero, Pindamonhangaba foi apontada como referência em ações positivas e do bom resultado obtido por Pindamonhangaba na implantação do sistema LED na iluminação pública e veio conferir pessoalmente, colher informações e dados para implantação no município.
Representando a Secretaria de Governo e Serviços Públicos, detentora do contrato de iluminação pública, Alexandre Pió transmitiu as informações sobre o processo de construção do termo de referência e do modelo adotado pela cidade que vem trazendo resultados positivos. “Com esse trabalho, nossa cidade está muito mais iluminada e segura, gerando melhor sensação de segurança pública. A Prefeitura vem economizando recursos financeiros na casa de R$ 300 mil por mês o que está possibilitando reverter os recursos para atender novas demandas da população”, afirmou Pió.
O engenheiro eletricista Matheus dos Santos demonstrou como o projeto foi executado e o prazo de implantação, além dos principais detalhes técnicos. A equipe do Departamento de Licitação, por meio do diretor Lúcio e do servidor Dênis de Oliveira, demonstrou os procedimentos licitatórios e os desafios enfrentados para realizar um procedimento desse porte.
O processo licitatório em Pindamonhangaba foi lançado em maio de 2022 e o contrato com a empresa vencedora foi firmado em agosto do mesmo ano, possibilitando que em dezembro a empresa iniciasse o trabalho efetivo de campo de troca de lâmpadas. Atualmente, o projeto está com sua conclusão em 95% e Pindamonhangaba já vem colhendo resultados significativos.Antes da finalização da implantação do sistema, o município tinha um consumo ativo médio de 1,2 milhão em KW/h e na conta do último mês de julho o consumo ativo caiu para 520 mil em KW/h, registrando uma queda de 56% no consumo. Em termos financeiros podemos considerar que o município terá uma economia de R$ 4 milhões por ano.