Uma denúncia feita por diversos moradores do bairro Vista Alegre (região do Feital) sobre possível foco de dengue levou a fiscalização da Prefeitura de Pinda flagrar maus-tratos animais, nesta segunda-feira (4).
Ação conjunta entre Defesa Animal, Controle de Vetores da Vigilância Epidemiológica e Polícia Ambiental, através da Atividade Delegada, constatou que seis animais estavam em local insalubre, sem água e sem alimento.
Os vizinhos ficaram preocupados com uma piscina existente no imóvel que estava com água turva e suspeitaram do risco de criadouro do mosquito transmissor da dengue. A fiscalização esteve quatro vezes no imóvel e não obteve êxito para acessá-lo, porém do lado de fora avistou três cães e constatou que no interior da residência haviam mais animais, pois ouvia-se latidos e choros de outros animais.
Nesta segunda-feira, a fiscalização voltou ao local e com o suporte da Polícia Ambiental obteve êxito junto ao proprietário em adentrar ao imóvel, encontrando trancado no banheiro outros três filhotes com baixo peso corporal, barriga cheia de verme e sujo com fezes espalhadas.
"Apesar de deixar diversas notificações e orientações ao proprietário em datas anteriores ao flagrante, o proprietário ignorou nosso trabalho e flagramos hoje uma cena muito triste. A vasilha com água que aparece na foto foi colocada posteriormente por nossa equipe", afirmou a responsável pela Defesa Animal no município, veterinária Fernanda Mussi.
Diante dos fatos, o autor dos maus-tratos foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde foi lavrada a ocorrência e dada multa de R$ 18 mil reais ao infrator, que responderá criminalmente pelos atos no inquérito policial que será encaminhado ao Poder Judiciário.
"Foi um trabalho integrado da nossa Secretaria de Segurança, através da Defesa Animal, mas que originou-se pela Secretaria de Saúde e com total apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Polícia Ambiental. Estamos sendo implacáveis na luta contra o maus-tratos e que esse caso sirva de exemplo para eliminarmos esse tipo de comportamento humano", afirmou o secretário de Segurança, Fabrício Pereira.
Para a Polícia Ambiental, a união com a Defesa Animal de Pinda tem sido exemplo de como esforços conjuntos contribuem para garantir que os direitos dos animais sejam preservados.
Os seis animais foram recolhidos até o abrigo animal do CEPATAS e após os primeiros cuidados serão disponibilizados para a adoção responsável.