Com a medida, a Prefeitura fica autorizada a adotar todas as ações que julgar necessárias para enfrentar os impactos da enchente que atingiu o município. O decreto terá validade pelos próximos 180 dias.
A decisão de declarar emergência foi justificada por conta dos “graves danos humanos e materiais, prejuízos econômicos, grande número de pessoas atingidas e vários pontos de alagamentos e inundações”.
O número de famílias afetadas pela chuva em Monteiro Lobato atingiu a marca de 300 neste sábado. Além disso, na zona norte de São José dos Campos, região vizinha, foram contabilizadas 102 residências impactadas.
As informações foram divulgadas pela Prefeitura de São José, que tem mobilizado esforços para arrecadar doações destinadas às duas cidades. O trabalho está sendo coordenado pelo Fundo Social e pela Defesa Civil, que têm fornecido assistência às famílias afetadas pelas cheias do rio Buquira na região norte.
A Prefeitura de Monteiro Lobato também está arrecadando doações para as famílias afetadas pela chuva. Produtos de higiene pessoal e de limpeza, alimentos não perecíveis e roupas de cama podem ser entregues neste domingo (3) a partir das 9h no Poliesportivo, localizado na rua Treze de Maio, n° 101.
O município também recebe doações via Pix, feitas diretamente na conta do Fundo Social de Soliedariedade de Monteiro. A chave é o telefone (12) 99612-2558.