As equipes do setor de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba estão atuando em vários pontos da cidade para combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
O último Boletim da Dengue, divulgado na semana passada, apontou 3.353 casos para Pindamonhangaba no ano de 2024.
Para conter o aumento da doença, a Prefeitura criou várias frentes de trabalho, que envolvem a Saúde, a Secretaria de Governo, a Subprefeitura de Moreira César, e ainda conta com apoio da Defesa Civil do município e a participação do Exército.
De acordo com o responsável pelo Controle de Vetores, Ricardo Costa Manso, esta semana as ações da equipe estão diversificadas em vários bairros. Está prevista nebulização para o Santana, e bloqueios no Boa Vista, São Benedito, Jardim Roseli, Vila Rica e Jardim Resende. “Essas ações são programadas de acordo com evolução dos casos de dengue e com as condições técnicas de limpeza de cada local para que a aplicação de inseticida se torne mais eficiente”.
Ricardo Costa Manso informou que na terça-feira (27) foi realizada nebulização veicular pesada no Pasin. “Nossa previsão e levarmos o serviço para o Laerte Assumpção na quarta-feira (dia 28), e chegar ao Ipê 2 na quinta-feira e CDHU Cícero Prado até sexta-feira”.
O subprefeito de Moreira Cesár, Nilson Luis, afirmou que as equipes da Subprefeitura e do Exército estão terminando a região da Vila São Benedito, Vila São José e Vila São João e que “a previsão é que os funcionários da Sub cheguem ao Vale das Acácias na quinta-feira e os militares ao Pasin. Mas isso é uma tendência de trabalho, vai depender da evolução dos serviços”.
Paralelo ao serviço realizado em Moreira César, a Secretaria de Governo vai iniciar trabalho específico de limpeza contra a dengue no fim desta semana pelo Castolira. Antes de enviar caminhões e tratores para retirar os entulhos que os moradores deverão colocar na frente da suas casas, a Prefeitura vai informar a população sobre mais detalhes da ação, que está marcada para iniciar nesta sexta-feira.
O trabalho visa eliminar focos e criadouros do mosquito transmissor da dengue. O Castolira foi escolhido pela Secretaria de Governo porque, no momento, é o bairro com maior incidência de dengue da região de Pindamonhangaba.Em virtude um caso suspeito de chikungunya no Mombaça, um grupo do Setor de Controle de Vetores foi até o bairro e realizou ação de bloqueio na terça-feira (27) no perímetro da casa da pessoa que pode ter sido picada pelo mosquito e contraído a doença.
A ação de bloqueio faz parte do protoloco oficial adotado para o possível caso da doença. Uma amostra de sangue foi encaminhada ao laboratório e a Secretaria de Saúde aguarda pelo resultado. A pessoa está sendo tratada, conforme protocolo do Ministério da Saúde.