O diretor da Defesa Civil de Pindamonhangaba, Michel Cassiano, informou que o órgão está atento e com equipes prontas para atuar caso haja ocorrências.
Ele disse que “a previsão é que Pindamonhangaba volte a receber chuvas acima dos 20mm nos próximos dias, especialmente no período da tarde. Algumas vezes, esse volume de água ocorre em um período de várias horas, o que não causa grande preocupação. A gravidade normalmente está relacionada a um volume elevado em um curto período. Por isso, estamos atentos em nossa base com nossas equipes”.Apesar da Defesa Civil estar atenta, ele alertou as pessoas a evitarem situações que podem ocorrer durante o verão. “Em períodos de calor e muita chuva é comum ocorrer trombas d’água em cachoeiras e rios. Por isso, quem tem costume de frequentar cachoeiras e rios para nadar deve redobrar a atenção. Além disso, é normal chuvas com ventos e raios, portando evitem se abrigar embaixo de árvores, pois a chance de descarga elétrica em casos de raios é maior. Da mesma forma, pedimos atenção às pessoas que estiverem em áreas próximas à encostas, onde pode haver deslocamento de massa”.
Michel Cassiano também fez orientações sobre ruas alagadas. “Muitas vezes o volume de águas é muito elevado em uma região específica, causando alagamentos em ruas. Por isso, os condutores devem ter atenção especial ao trafegar em ruas que estão com muita água”.