A coleta e a separação prévia foram realizadas por 9 coletores de materiais reciclados do município, devidamente identificados com camisetas laranja, que estiveram presentes em todos os eventos.
A Secretaria de Meio Ambiente disponibilizou tambores espalhados estrategicamente pela Arena do Carnaval para a facilitação na identificação e no descarte de materiais recicláveis e/ou reutilizáveis.
A secretária de Meio Ambiente Maria Eduarda San Martin explica que, como já previsto, houve uma geração considerável de materiais recicláveis e/ou reutilizáveis e com um grande valor agregado, considerando que só foi permitida a entrada no espaço com bebidas em latas de alumínio e frascos de pet.“Apesar de ter sido um momento de festividades carnavalescas, a Prefeitura não deixou de pensar nos resíduos gerados pelos foliões, por isso, nesse ano, como gestores do espaço, incentivamos e fortalecemos as ações de coleta seletiva nos eventos ocorridos na Arena. Além de proporcionar uma ação de grande importância ambiental, também fomentou a economia para a população de baixa renda”, afirma a secretária Maria Eduarda San Martin.