Os professores de Pindamonhangaba, nos dias 15 e 16 de fevereiro, participaram de um treinamento conduzido pelo neurocientista Fernando Lauria. Cerca de dois mil docentes estiveram presentes no evento, que foi promovido pela Secretaria da Educação. O treinamento teve como objetivo principal sensibilizar os professores sobre a importância da colaboração e do trabalho coletivo na educação.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura do evento o prefeito Dr. Isael Domingues, o vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos, Ricardo Piorino, a secretária de Educação, Luciana Ferreira, o secretário de Esportes e Lazer, Everton Chinaqui, o secretário adjunto de Educação, Fabiano Vanone e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, José Antônio Ferreira Filho.
Durante a palestra, foram destacadas questões fundamentais, como a valorização do afeto, do carinho e da amizade no ambiente escolar, além da necessidade de preparar os alunos não apenas para o desenvolvimento cognitivo, mas também para o exercício da cidadania e para a compreensão do papel de cada um na sociedade.
Segundo Lauria, a junção dos saberes individuais dos educadores fortalece o coletivo e amplia as possibilidades de construção de uma educação mais humanizada e voltada para o desenvolvimento integral do aluno.
A iniciativa visa não apenas aprimorar as práticas pedagógicas, mas também contribuir para a formação de uma comunidade escolar mais empática e consciente, capaz de transformar positivamente o mundo ao seu redor.
A formação também foi realizada para os mediadores de apoio da Educação, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, e para os ASGs, no Palacete 10 de Julho.