O carnaval de Pindamonhangaba começou na última quarta-feira, dia 7, às 20h, o Bloco da Ferroviária animou as ruas do centro da cidade, onde os foliões usavam, além do abadá do bloco da academia, roupas estampadas com corpos definidos. A animação foi contagiante e abriu a semana de Carnaval na cidade.
Na sexta-feira (9), o Bloco do Corinthians saiu da Praça do Japonês (Alto do Cardoso) até o campo do time, onde os foliões, torcedores do time e entusiastas, entoaram, além de marchinhas de carnaval, canções de apoio ao time. Na segunda-feira, dia 12, o bloco desfilou novamente, do Museu até a Praça Monsenhor Marcondes, reunindo muitos foliões e torcedores.
Na sexta-feira (9), o tradicional Bloco Socó da Madrugada reuniu os foliões na Praça Barão do Rio Branco, proporcionando diversão para toda família, arrastando milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade.
No sábado (10), o dia começou animado, às 8h, com o Treinão das Dondocas e dos Dondocos, quando dezenas de esportistas e entusiastas, caracterizados, se reuniram na Praça do Ouro Verde para enfrentar uma corrida com um percurso de quase 3,5 km.
Na manhã do sábado (10), o tradicional Bloco das Dondocas animou as ruas do centro de Pindamonhangaba, arrastando milhares de foliões vestidos de dondocas e dondocos pelas ruas do centro da cidade. Neste bloco, homens se fantasiam de mulher e mulheres se fantasiam de homem.
Sábado à tarde foi dia do Bloco Juca Teles e a Banda Estrambelhados, partindo do centro da cidade até a Arena do Carnaval, no Parque da Cidade, atraindo diversos foliões. Mais uma vez, sucesso de público.
No domingo (11) pela manhã, o Bloco Jeca Tatu, Cotia Não, desceu a Av. Cel. Fernando Prestes, em direção ao Bosque da Princesa, levando muita diversão e cor por seu percurso, com a presença de muitas crianças e famílias.
Na tarde de domingo (11), o Bloco das Caipiranhas animou as ruas do distrito de Moreira Cesar, levando os foliões da Estação Cidadania à Praça do Cisas e partindo da Praça do Pasin, o Bloco do Cupim levou alegria e diversão às ruas do bairro, chegando na Quadra Vila São João.
Na segunda-feira (12), à tarde, na Praça do Nova Esperança, o Bloco do Nego Loko garantiu a folia para os moradores da região do Araretama, onde famílias inteiras compareceram.
Na segunda-feira (12) à noite, o Bloco H´Lera realizou seu desfile no percurso do Museu Histórico até a Praça Monsenhor Marcondes, com muitos sambas enredos de sucesso, animando os foliões.
Na noite de segunda-feira (12), o Bloco Chique Chitas ganhou as ruas do centro da cidade, desfilando no percurso entre o Museu e a Praça Monsenhor Marcondes, reunindo diversos foliões que curtiram suas marchinhas.
Na terça-feira (13), o último dia de carnaval foi memorável, quando o Bloco do Barbosa levou milhares de pessoas do centro de Pindamonhangaba até a Arena do Carnaval, no Parque da Cidade, garantindo segurança e brincadeira para toda família.
A Praça do Cisas também recebeu matinês para os foliões do distrito de Moreira César, com bandas, animando principalmente as crianças.
O Parque da Cidade recebeu a Arena do Carnaval, reunindo os foliões para matinês e matinoites de sábado a terça-feira, com bandas no palco animando os foliões e também o Dj Yago, convidado especial da última noite de folia.
O local contou com toda a segurança, detector de metais, banheiros de contêiner, praças de alimentação, feira de artesanato Arte Encanto, e nenhuma intercorrência nos dias de folia. Cerca de 40 mil pessoas passaram pela arena durante o evento, de acordo com as cabines de contagem de público.