Em dezembro do ano passado, as três unidades de urgência e emergência do município realizaram 1.180 atendimentos de pacientes com suspeita de dengue e neste mês de janeiro, somente até o dia 24, foram 1.699 atendimentos. A realização de hemogramas aumentou 55% no mesmo período, com 2.516 exames realizados em dezembro do ano passado e quase 4 mil exames realizados somente esse mês até a presente data. Somente no mês de janeiro deste ano, o município contabilizou oficialmente 893 casos (até o dia 18 de janeiro).
Para monitorar a situação e propor novas ações, a Secretaria de Saúde criou o Comitê Técnico de Combate à Dengue para realizar um melhor acompanhamento e propor ações mais efetivas. A acomodação dos pacientes no PS e nas UPAS recebeu ampliação com aumento no número de poltronas, considerando que os leitos estão ocupados, proporcionando maior atenção aos idosos e mais debilitados.Outra ação colocada em prática foi a abertura do laboratório aos sábados de manhã no posto de coleta do CISAS para a realização somente de exames relacionados à Dengue, como Hemograma, NS1 e Sorologia, reduzindo a fila de espera e agilizando o início do tratamento.
Limpeza Urbana - Diversas outras secretarias da Prefeitura de Pindamonhangaba como Secretaria de Governo e Serviços Públicos e a Subprefeitura de Moreira César estão empenhadas em ampliar e intensificar o trabalho de zeladoria urbana, visando reduzir focos de proliferação do mosquito transmissor da doença.
Nesta semana estão sendo realizadas até o próximo sábado (27) as ações de limpeza pública nos bairros Padre Rodolfo e Terra dos Ipês I. A nebulização costal residencial e a nebulização pesada veicular estão sendo prejudicadas em virtude do período chuvoso, mas pelo menos a nebulização costal, que é a aplicação de inseticida casa a casa pelo agente de controle de vetores, está agendada para esta sexta-feira e sábado (26 e 27) na região do Karina / Ramos, em Moreira César, das 9 às 11 horas.