Pindamonhangaba permanece em luta contra a dengue. Diversas equipes da Prefeitura estão em todos os bairros da cidade, realizando limpeza e nebulização, contudo, com as chuvas os serviços tiveram que ser temporariamente paralisados, visto que a chuva escoa o inseticida utilizado, invalidando todo o serviço.
A Vigilância Epidemiológica de Pindamonhangaba destaca que mesmo sem a nebulização, os munícipes precisam fazer sua parte, mantendo seus quintais limpos de pontos de acúmulo de água (como tampinhas de garrafa, pratos de vasos e até mesmo entulho e lixo). “O inseticida tem efeito apenas no ar, não mata os ovos e larvas que possam estar nos recipientes com água, nas calhas entupidas e nas caixas-d´água destampadas, por exemplo. Sem que os criadouros e a água parada sejam eliminados, a nebulização terá menos efeito”, destacou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira.
Secretaria de Governo e Serviços Públicos e Subprefeitura de Moreira César continuam unidos à Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, para mutirões de limpeza nos bairros, intensificando no distrito, que atualmente chama a atenção pelo número de casos. Contudo, em caso de fortes chuvas, o serviço também precisa ser interrompido.
De 1 a 16 de janeiro deste ano, a Vigilância Epidemiológica contabilizou 650 casos notificados em todo o município – sendo que em 2023 no mesmo período foram cerca de 15 casos notificados. Os bairros com maior incidência de casos são Terra dos Ipês 1 e 2, centro de Moreira César, São Benedito, Mantiqueira, Pasin, Parque São Domingos, Vila São João, Vila São José e Santa Luzia.
No fim de semana, as equipes da Subprefeitura realizaram a limpeza no Mantiqueira, as equipes de controle de vetores realizaram nebulização nas casas do Padre Rodolfo, e alguns munícipes, tendo à frente a vereadora Regininha, realizaram um mutirão no Laerte Assumpção.
Todas as ações de mutirão de limpeza e aplicação de inseticida nas residências serão avisadas por carro de som e equipe da Prefeitura no dia anterior, para que os moradores possam se preparar, tanto separando entulho e reciclagem para o mutirão de limpeza quanto se organizando para seguir as regras e receber a nebulização em sua residência. Lembrando que não será utilizado o carro do fumacê, por determinação do Ministério da Saúde, já que o mosquito criou resistência do inseticida fornecido. Por isso as equipes farão a ação casa a casa com inseticida específico.