Mais um ônibus foi alvo de ataques de vândalos neste sábado (20) em São José. Com o incêndio de hoje, o número de ônibus queimados chega a quatro em um período de apenas três dias.
Desta vez o ataque aconteceu no bairro Santa Maria, que fica na zona leste da cidade. Assim como nas investidas anteriores, o coletivo foi abordado por três homens armados e encapuzados, que colocaram fogo no veículo.
Apesar dos danos internos, a população agiu por conta própria e evitou o desenvolvimento do fogo para a parte externa. Não houve vítimas no ocorrido.
Os suspeitos pelos atos fugiram para uma área de mata e estão sendo procurados pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.
O caso
Os último dias na zona leste da cidade têm sido de puro caos por conta dos protestos de moradores em reação à morte de um homem em confronto com a Polícia Militar na última terça-feira (16).
As fortes manifestações começaram na quarta-feira (17) com moradores do Jardim São josé II queimando pneus em via pública e continuaram nesta quinta (18) e sexta (19).
Em resposta aos recentes atos de vandalismo, a Polícia Militar do Estado de São Paulo anunciou um reforço operacional nos próximos dias, contando com contingente adicional de outras localidades, incluindo a Capital. A ação tem como objetivo restabelecer a ordem na região.
Além da Polícia Militar, a área também será reforçada por homens da Guarda Municipal, com equipes da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e GTAM (Grupo Tático com Moto).
A população é incentivada a colaborar com informações relacionadas aos envolvidos nos atos de vandalismo recentes. Denúncias podem ser feitas por meio do serviço de emergência 190 ou do disque-denúncia 180, com garantia de anonimato.