O número de casos de dengue aumento significativamente em Taubaté. Segundo dados divulgados pelo município nesta quinta-feira (18), desde o início do ano já foram registrados 244 diagnósticos positivos para a doença, contra somente 10 no ano passado.
O aumento é de 2340% e gera preocupação na Secretaria de Saúde, que atribui o crescimento de contaminações a diminuição dos cuidados dos cidadãos em suas residências, deixando água para em recipientes, que acabam se tornando criadouro para o mosquito.
Segundo a prefeitura, os pontos de maior atenção são os bairro do Cecap, Bonfim, Novo Horizonte, Piracangaguá e Jardim Tereza, onde se concentram os casos positivos.
As atividades de combate a dengue começam nesta sexta-feira (19) em Taubaté, com visitas às casas para conscientização da população. Também haverá distribuição de panfletos nas unidades de saúde.
Entre os principais sintomas da dengue estão febre alta, dor de cabeça e no corpo, dor nas articulações, dor atrás dos olhos, fraqueza, náuseas e vômitos. É importante que as pessoas se atentem aos sintomas e procurem um médico para o diagnóstico e correto tratamento.
Cuidados
- elimine pratos de vasos de planta e recipientes que sejam possíveis criadores, como latas, cascas de ovos e tampas de garrafas;
- mantenha vedados tanques, caixas d’água, cisternas, tambores e outros reservatórios;
- conserve canaletas e calhas desobstruídas;
- lave e escove bebedouros de animais no mínimo uma vez por semana.