noticias543 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Vale !

Cidades do Vale

Dengue em SJC: casos sobem quase 700% e deixam cidade em alerta

Publicada em 15/01/24 às 17:33h

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Dengue em SJC: casos sobem quase 700% e deixam cidade em alerta  Compartilhar a noticia Dengue em SJC: casos sobem quase 700% e deixam cidade em alerta  Compartilhar a noticia Dengue em SJC: casos sobem quase 700% e deixam cidade em alerta

Link da Notícia:

Dengue em SJC: casos sobem quase 700% e deixam cidade em alerta
 (Foto: Internet)
São José dos Campos começou 2024 em alerta para os casos de dengue. Nos primeiros nove dias do ano foram registrados 100 casos da doença na cidade, número 699% maior do que os 13 contabilizados no mesmo período em 2023.

Em comparação com 2015, ano em que o município enfrentou uma epidemia de dengue, o aumento nos nove primeiros dias de janeiro foi de 59%.

Os números preocupam e por conta disso a Prefeitura iniciou ações preventivas para conter o avanço da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor responsável pelos casos de chikungunya e zika.

Até o final do mês, os agentes de combate a endemias vão ampliar o horário da avaliação de densidade larvária, com visitas às residências se estendendo até as 20h. Quase 18 mil imóveis já foram fiscalizados.

A Prefeitura afirmou que a colaboração dos munícipes é essencial e pediu para que a população redobre os cuidados e seja cordial com os agentes, deixando que entrem nas casas para avaliação de quintais, vasos de plantas e ralos.

No ano passado o Brasil registrou 1.079 mortes pela dengue até o dia 27 de dezembro, data da última atualização feita pelo Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). São José não teve nenhuma morte registrada em 2023.

A Prefeitura também solicita à população que caso identifique terrenos abandonados ou locais que possam ser criadouros do mosquito, entre em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).
Cuidados com a dengue

Veja as ações em casa para evitar criadouros:

    Elimine pratos de vasos de planta e recipientes que sejam possíveis criadores, como latas, cascas de ovos e tampas de garrafas;
    Mantenha vedados tanques, caixas d’água, cisternas, tambores e outros reservatórios;
    Conserve canaletas e calhas desobstruídas;
    Lave e escove bebedouros de animais no mínimo uma vez por semana

Sintomas da dengue

Entre os principais sintomas relatados pelos pacientes com dengue estão:

    febre alta em torno dos 38°C
    dor no corpo e articulações
    dor de cabeça
    dor atrás dos olhos
    falta de apetite
    fraqueza
    manchas vermelhas no corpo




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 93585-8452

Copyright (c) 2024 - Conexão Vale - Conexão Vale - Sua Revista Eletrônica
Converse conosco pelo Whatsapp!