Neste sábado, 06 de janeiro, aconteceu o encerramento das festividades natalinas em Pindamonhangaba com a tradicional festa da cultura popular Folia de Reis, que atraiu diversos moradores e visitantes, na Praça Monsenhor Marcondes.
As apresentações aconteceram em frente ao presépio na Gruta da Cascata. A iniciativa faz parte do calendário municipal de eventos e cumpre a lei municipal nº 5.031 de 12 de abril de 2010.
Segundo a tradição cristã, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. Segundo a tradição, um era negro, o outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade.
Neste ano a programação do evento contou com apresentação da Folia de Reis do Vista Alegre, Folia Reis de São José (grupo de São José dos Campos) e “Jeca de Reis - A Busca pelos novos Foliões”, projeto selecionado no Edital do Fundo Municipal de Apoio às Políticas Culturais de Pinda.
Folia de Reis do Vista Alegre
A Folia de Reis do Vista Alegre foi criada em 1995, na cidade de Pindamonhangaba.
Ao longo destes anos, já percorreu muitos bairros centrais e rurais de Pindamonhangaba, além de outras cidades da região como Lagoinha, São Luiz do Paraitinga, Roseira e Potim.
O grupo realiza de setembro até a presente data diversas apresentações com cantorias e louvores, transmitindo sua arte fé ao máximo de famílias possíveis, além de arrecadar recursos para a realização das festividades de janeiro, transmitindo a tradição para novas gerações.
Folia Reis de São José
Nascida na Companhia Cultural Bola de Meia, o grupo comemora neste ano 25 anos de atuação através da manifestação cultural e festiva comemorativa à festa religiosa da Epifania do Senhor, que se caracteriza por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo.
Jeca de Reis
O projeto tem por objetivo formar uma trupe de foliões, com estratégia e conteúdo inseridos no folclore local, resgatando as tradições culturais que envolvem a folia de reis, promovendo a formação e a valorização das manifestações agregadas às folias de reis, além de atuar como um instrumento de interface entre diferentes grupos e suas músicas, danças e performances, idades e valores.
O evento foi regado de muita alegria, e os fiéis se emocionaram com a apresentação, aproveitando para realizar seus pedidos amarrando as fitinhas no mastro dos desejos, que de acordo com a tradição.