A população de São José dos Campos amanheceu nesta terça-feira (26) com lixo acumulado em vários pontos da cidade, em razão da descontinuidade do serviço de coleta de resíduos orgânicos (lixo comum) no município, principalmente entre os dias 23 e 25.
Para tentar minimizar o problema, a Prefeitura de São José dos Campos montou uma força-tarefa para recolher o lixo das ruas nesta terça-feira.
Segundo a pasta, a coleta vem sendo feita por funcionários e caminhões da prefeitura. A empresa Beta Ambiental não estaria atendendo adequadamente ao serviço.
PROBLEMA
A falta da coleta de lixo no final de semana e no dia de Natal é mais um capítulo da disputa entre a prefeitura e a Beta Ambiental, empresa contratada em junho do ano passado, após licitação, para assumir a coleta de lixo orgânico (comum) na cidade.
No dia 7 de dezembro, o prefeito de São José, Anderson Farias (PSD), anunciou uma intervenção na Beta Ambiental depois de diversos problemas na coleta de lixo. A prefeitura chegou a fazer o pagamento dos funcionários da empresa, que estavam com os salários atrasados.
Por sua vez, a empresa pediu na Justiça a rescisão unilateral do contrato com a prefeitura, após o governo Anderson negar a concessão de aumento no contrato. A Beta alegou necessidade de reequilíbrio-econômico financeiro e pediu 28,9% de reajuste. A prefeitura não concedeu e ganhou uma liminar na Justiça suspendendo a rescisão unilateral da Beta.
Desde então, a população de São José sofre com a descontinuidade do serviço, prestado pela Beta por meio de cerca de 300 funcionários.