O prefeito de Taubaté, José Saud, exonerou hoje (13/12) a secretária de Governo, Elaine Aparecida de Oliveira Moreira, e o secretário de Finanças, Marco Antonio Campos, de suas funções.
As exonerações fazem parte de um processo de reforma administrativa cujo objetivo é adequar o governo Saud para o exercício de 2024, segundo a administração municipal. Neste período de transição, o diretor de Governaça, Hamilton José de Oliveira Junior, responderá interinamente pela pasta do Governo e Marco Antonio Campos, agora diretor, responderá temporariamente pela Secretaria de Finanças.
Além disso, com mudanças nas pastas de Educação e de Ação Social, o prefeito de Taubaté, José Saud (MDB), deu início nessa terça-feira (12) a mais uma mudança no secretariado - que promete ser mais abrangente do que as anteriores.
Vera Hilst, que estava no comando da Secretaria de Educação desde fevereiro de 2022, deixou o cargo - ela será substituída interinamente pela diretora executiva da pasta, Suellen Patareli Miragaia. Na Ação Social, Gabriel Pinelli, que integrava o governo desde 2021, deixou o cargo de secretário - a substituta provisória será a assistente social Isabel Pastorelli.
Hamilton José de Oliveira Júnior deixou o comando da Secretaria de Justiça e Cidadania, que foi extinta - ele foi nomeado diretor de Governança. Outros quatro secretários adjuntos foram exonerados: Marcelo Cosentini (Educação), Alexandre Magno (Serviços Público), Marcelo Azevedo San Martin (Planejamento) e Carlos Cesar Rafaeli Munhoz (Saúde).
REFORMA.
Em nota, a Prefeitura alegou que "as exonerações fazem parte de um processo de reforma administrativa cujo objetivo é adequar o governo Saud para o exercício de 2024".
Aliados do governo, ouvidos pela reportagem sob a condição de anonimato, disseram que as mudanças podem atingir até 10 das 18 secretarias municipais - entre as pastas cotadas para ter troca de comando estão as de Serviços Urbanos, Saúde, Finanças, Governo e Mobilidade. As mudanças foram motivadas pelo baixo desempenho de Saud nas pesquisas e sondagens para a eleição de 2024.