A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba recebeu dupla certificação do Ministério da Saúde dia 8 de dezembro, em Brasília-DF, por atingir excelência na Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis e por receber o Selo Prata em Boas Práticas na Transmissão Vertical da Sífilis.
A classificação foi definida pela Coordenação Estadual de IST/Aids e o prêmio foi entrega pela Ministra da Saúde, Nisia Trindade, que parabenizou o município de Pindamonhangaba pela conquistas, especialmente a coordenação municipal de IST/Aids, o trabalho conjunto das equipes técnicas, dos serviços de saúde, os profissionais de saúde, a gestão municipal, a ação do Conselho de Saúde e demais parceiros.
Os prêmios foram conferidos aos municípios que se destacaram nos trabalhos de combate à transmissão vertical das doenças, no caso de Pindamonhangaba foi de 100% para ausência de transmissão vertical para HIV em crianças e de 90% sífilis congênita. Ambos os prêmios consideram uma série de fatores, que avaliam não apenas a transmissão, mas o acompanhamento das gestantes antes do parto, com consultas, exames, tratamento e orientações.
De acordo com o Ministério da Saúde, no ano de 2023, apenas 27 municípios apresentaram indicadores de impacto e de processo compatíveis para pleitearem a Certificação. Do Vale do Paraíba, apenas Pindamonhangaba recebeu dois prêmios.
O ministério informou que a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis pelo Ministério da Saúde tem sido uma excelente oportunidade para demonstrar que o esforço e investimento conjunto entre a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e outras secretarias, valorizam e potencializam as ações na região de saúde.
A secretária de Saúde de Pindamonhangaba, Silvia Mendes, disse que “receber a certificação mostra que o município está no caminho certo dos trabalhos e isso nos incentiva a buscar o selo ouro. Estamos firmes no nosso propósito e unidos para alcançarmos sempre os melhores resultados”.
No recebimento dos prêmios, Silvia ressaltou diversos serviços “que são de excelência em Pindamonhangaba”. Ela também elogiou todos profissionais de saúde da cidade e todo o apoio fornecido pelo prefeito Dr. Isael Domingues e pelo vice-prefeito Ricardo Piorino.
Os diretores André Pereira (Riscos e Agravos à Saúde), Luciana dos Santos Cruz (Atenção Básica de Saúde), a coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, Suely Alves, e a enfermeira Adriana Aparecida dos Santos - responsável pela CCIH da Santa Casa de Pindamonhangaba - também participaram do evento.