Durante a COP28 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, e secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, estão participando de várias reuniões com representantes de áreas ligadas ao clima, meio ambiente, sustentabilidade dentre outros setores.
Esses encontros têm possibilitado a troca de experiências e a discussão de áreas de interesse comum, como redução das emissões de gases, despoluição dos rios, bem como saneamento básico, destinação correta do lixo, reciclagem, preservação das florestas, dentre outros.
Na primeira semana de discussões da COP, o prefeito e a secretária encontraram com várias autoridades nacionais e mundiais, dentre eles o presidente da França, Emmanuel Macron, e a ministra brasileira do Meio Ambiente, Marina Silva, a secretária de Meio Ambiente de Belém-PA, local onde será realizada a COP30, em 2025, Christiane Ferreira.
Além deles, também estiveram com outros técnicos e representantes de governos estaduais, municipais e órgãos reguladores, como ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), fundações com a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), além de representantes de empresas do setor privado.
A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, disse que um dos principais instrumentos para o desenvolvimento de uma cidade é o networking, possibilitando estabelecer e manter uma grande rede de contatos.
“Serão por essas pontes com outras instituições que teremos acesso às informações de forma mais rápida e assertiva. Assim, poderemos nos preparar melhor para novos projetos e aprender com colegas de outros municípios”.
O prefeito Dr. Isael Domingues, destacou conversas com representantes de estados e municípios. “É um momento muito importante para todos. Temos aqui na COP28 representantes de todo o mundo, governantes e técnicos, cientistas debatendo o aquecimento global e o futuro do planeta. Além de acompanhar essas discussões, também aproveitamos para estreitar relações e debater assuntos com membros de prefeituras e governos estaduais, governo federal, órgãos e agências do governo. Nessas conversas nós trocamos experiências, discutimos questões que temos em comum, podemos entender como cada local age em determinada situação e isso tem sido muito positivo, muito proveitoso para balizarmos nossas ações e avaliarmos decisões a serem tomadas na área do meio ambiente e sustentabilidade. Temos muito a aprender uns com outros”, declarou Dr. Isael.
_Seguem fotos do prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, e da secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, com membros de governos, institutos, empresas e técnicos durante a COP28.