A cidade de Pindamonhangaba recebeu na noite desta terça-feira, 04 de dezembro, no auditório do Hotel Colonial Plaza duas novas certificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que atestou a conformidade de seus indicadores para Cidades Inteligentes e Resilientes de acordo com as normas ABNT NBR ISO 37122 e ABNT NBR ISO 3710.
A primeira certificação de Pindamonhangaba havia sido emitida em janeiro, quando se tornou o segundo município do Brasil a conquistar conformidade de seus indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida com a Norma ABNT NBR ISO 37120.Ao todo foram analisados e auditados 122 indicadores, sendo 61 indicadores para cidades inteligentes e 61 indicadores para cidades resilientes. Com isso, o município conquistou a certificação nível Ouro na norma ABNT NBR ISO 37122, e Platina na norma ABNT NBR ISO 37123 – o mais alto no processo de Certificação da norma.
As normas têm por objetivo definir e estabelecer metodologias para a definição de um conjunto de indicadores criados a fim de mensurar o desempenho nas áreas citadas, além de apoiar a definição de políticas públicas para o município.
A ABNT tem níveis de certificação diferenciados para os municípios, sendo o nível Bronze o inicial, evoluindo para Prata, Ouro e Platina e são concedidos a partir da avaliação de indicadores certificados em cada norma, sendo ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Como meta, o processo de certificação pode ajudar as cidades a atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico com dados comparativos globais, medir o desenvolvimento urbano sustentável, informar os investimentos em infraestrutura com resultados mensuráveis e medir a gestão de desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida ao longo do tempo. Pode também facilitar a troca de informações e projetos através do compartilhamento de informação, possibilitando o aprendizado de umas com as outras ao permitir comparação por meio de uma vasta gama de medidas de desempenho.