O Sindipetro-SJC, por meio da sua Secretaria de Combate às Opressões, financiou a reedição do livro “Eu tenho o meu Sonho – A sabedoria e os causos do seu Zé Pedro, mestre quilombola da Casa de Farinha de Ubatuba”, escrito pelo sociólogo Moacyr Pinto.
O objetivo do Sindicato com a iniciativa é fortalecer as comunidades tradicionais que, há anos, vem lutando por autonomia e sustentabilidade. Para isso, um dos caminhos encontrados foi a divulgação da sabedoria ancestral quilombola compilada na obra, que reúne os causos de sabedoria do Mestre Zé Pedro.
Com a impressão de 1.000 exemplares, a obra vai contribuir com a comunidade, tanto para gerar recursos mais imediatos, quanto para servir como instrumento de propaganda e de formação, divulgando os valores da cultura tradicional quilombola.
A obra
O livro, com 60 páginas, apresenta o registro feito pelo autor dos relatos que lhe foram transmitidos pelo seu Zé Pedro, mestre quilombola e guardião da "Casa de farinha" que fica no "Quilombo da Fazenda", localizado dentro do "Núcleo Picinguaba" do "Parque Estadual da Serra do Mar", em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.
Sempre contando causos, Mestre Zé Pedro apresenta a sua concepção de mundo e transmite ensinamentos das tradições caipira, caiçara e africanas com as quais conviveu a vida toda. Seu Zé Pedro faleceu em 2021.
Para relançar a obra foi marcada uma roda de conversa com o autor que acontece nesta quarta-feira (22), às 19h30. O evento será na sede da Rede Graúna de Cultura, Diversidade e Solidariedade, que fica na rua Conselheiro Antônio Prado, 393, no bairro Parque Itamarati, em Jacareí. Todos estão convidados a participar.
Na ocasião, além de poder conversar com o autor, quem comparecer também poderá adquirir o livro está sendo vendido por R$ 30. Quem não puder ir ao evento, pode comprar o livro direto no Sindicato.
“Esse apoio do Sindicato ao projeto de resgate ancestral da cultura quilombola não é um ato isolado nem ficará restrito somente ao mês da Consciência Negra. O objetivo é que iniciativas como essa, de apoio ao fortalecimento das lutas das comunidades tradicionais, sejam frequentes, durante todo o ano”, disse o diretor do Sindipetro-SJC, Adam Suzuki, que integra a Secretaria de Combate às Opressões.
CD e DVD
No embalo dos causos e da sabedoria do mestre Zé Pedro, em 2011 foram compostas 10 músicas, em parceria com o cantor e compositor Déo Lopes, e participação de outros músicos, como o sanfoneiro Cauíque Bonsucesso, violonista Marcio de Oliveira, violonista e cantor Eduardo Rennó. As músicas foram gravadas em CD, em 2013, e em DVD, em 2014.