Os trabalhadores do 3º turno na fábrica da Volkswagen em Taubaté aprovaram um acordo coletivo que inclui a produção de um novo SUV, a abertura de mais de 130 empregos e estabilidade contratual até 2028. A decisão foi tomada em uma votação realizada nesta manhã (9), enquanto os funcionários dos outros turnos terão sua votação durante a tarde para confirmar o acordo.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté apresentou propostas durante uma assembleia na última terça-feira (7). O acordo coletivo abrange garantia de empregos até 2028, contratação de 137 funcionários para o novo SUV, aumento do piso salarial, vale-alimentação e participação nos lucros e resultados.
Porém, a empresa busca manter a competitividade da fábrica com medidas como o Programa de Demissão Voluntária, férias coletivas, demissões e terceirização de alguns trabalhadores. A Volkswagen afirmou que as negociações ainda estão em andamento, e há fatores internos a serem considerados.
O último investimento significativo na unidade de Taubaté foi anunciado em 2021, fazendo parte dos R$ 7 bilhões que a empresa planejava investir na América Latina entre 2022 e 2026. A implantação da nova linha de produção na plataforma MQB permitiu a volta da operação em três turnos, chegando a cerca de 3.100 funcionários. Apesar das instabilidades no mercado, a empresa busca soluções satisfatórias para ambas as partes.