No próximo dia 7 de novembro, acontecerá em Lorena o 1º Workshop de Sustentabilidade e Economia Circular. O evento acontece das 8h30 às 17h30 no Teatro Teresa D’ Ávila, no Campus do Centro Universitário Teresa D’Ávila – Unifatea, em Lorena.
O Workshop será promovido pela Fundação Olga de Sá e o Instituto Clélia Lucy, com apoio da Prefeitura Municipal de Lorena, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e do Unifatea, com o Parque Científico e Tecnológico. Conta com palestras, grupos de debates com administradores públicos, setor privado, educação e sociedade civil, que visa expandir o conhecimento sobre Sustentabilidade, ESG e Economia Circular na comunidade local.
O conceito Economia Circular foca no processo de desenvolvimento de ações educacionais e de incentivo ao negócio, de forma que haja a eliminação da produção de resíduos, permitindo que os produtos e materiais circulem, com foco na regeneração da natureza.
O processo envolve a discussão sobre gerenciamento de recursos, tanto do seu processo de fabricação quando de uso dos produtos e seu posterior descarte. O próprio nome sugere que essa circularidade compreenda a responsabilidade de todos, dentro dos limites do Planeta
O evento é gratuito. Para participar é necessário estar presente no credenciamento, que terá início meia hora antes do evento.
O que é a Economia Circular – uma proposta de mudança do modelo econômico linear para o modelo Economia Circular. O linear é baseado na pratica de extrair, produzir e descartar, que traz o risco eminente do esgotamento das matérias primas, que cresce na exploração dos recursos em produtos que tem vida curta.
O que propõe a Economia Circular - Propõe novas formas de produzir consumir e se relacionar com o meio ambiente, redefinindo o modelo macroeconomico. Caminha para desenvolvimento de produtos que são mais duráveis. Neste modelo pensamos na remanufatura e compartilhamento de bens: o produto vira serviço e o consumidor vira usuário. No modelo macroeconômico circular reavaliamos processos produtivos, revemos nossos valores e nossas atitudes, repensamos os designers de produtos, processos serviços.
O Design e a Economia Circular - O bom design deve promover a longevidade e possibilitar que o produto dure mais. Podemos dizer que o objetivos de bom design é usar menos, usar mais, usá-lo novamente. Nesse sentido, design e suprimentos são fundamentais para a economia circular. Em resumo podemos dizer que a adoção e compreensão da economia circular são cruciais para enfrentar os desafios ambientais econômicos e sociais enfrentados hoje.
A Educação e a Economia Circular - A economia circular propõe uma olhar holístico para produção e consumo que podem contribuir para um futuro mais sustentável e resiliente.
Não se deve falar de EC sem abordar a educação infanto juvenil que desempenha papel importantíssimo na promoção da EC nos dias de hoje. Isso porque a educação é imprescindível para a formação de pessoas e cidadãos conscientes e responsáveis.
Educação e promoção da sustentabilidade desde a infância “é de pequenino que se torce o pepino”.