noticias622 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Vale !

Cidades do Vale

Em reunião de mediação, sindicatos denunciam nova quebra de acordo da General Motors

Publicada em 31/10/23 às 14:40h

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Em reunião de mediação, sindicatos denunciam nova quebra de acordo da General Motors  Compartilhar a noticia Em reunião de mediação, sindicatos denunciam nova quebra de acordo da General Motors  Compartilhar a noticia Em reunião de mediação, sindicatos denunciam nova quebra de acordo da General Motors

Link da Notícia:

Em reunião de mediação, sindicatos denunciam nova quebra de acordo da General Motors
 (Foto: Divulgação )
A segunda reunião de Mediação Coletiva de Trabalho entre a General Motors e os sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes, realizada nesta terça-feira (31) na Superintendência Regional do Trabalho, terminou novamente sem acordo. 

A montadora voltou a afirmar que não vai cancelar as 1.245 demissões realizadas nas três fábricas paulistas. Sem o cancelamento, os sindicatos reafirmaram que a greve vai continuar. Um novo encontro ficou agendado para o dia 9, às 10h.

Na reunião, os sindicatos denunciaram o fato de a GM ter descumprido um acordo assumido na reunião do dia 27, na própria Superintendência do Trabalho. A montadora havia se comprometido a suspender o pagamento das verbas rescisórias de todos os demitidos para que se prosseguissem os diálogos no encontro de hoje. O compromisso está registrado em ata, mas o pagamento já foi depositado.

Antes disso, a empresa havia quebrado os acordos de layoff assinados com os sindicatos de São José dos Campos e Mogi das Cruzes, garantindo estabilidade para todos. Mesmo assim, realizou demissão em massa. 

A lista de irregularidades continua. Existe uma decisão do Supremo Tribunal Federal determinando que, antes de realizar desligamento coletivo, qualquer empresa deve abrir negociação com o sindicato da categoria. Em nenhum momento a GM se reuniu com os representantes dos trabalhadores para buscar alternativas às demissões.

Diante do acúmulo de irregularidades, os sindicatos irão cobrar o Governo Federal para que exija da GM o cumprimento dos acordos e respeito à decisão judicial. 

“Está claro que não podemos depositar nenhuma confiança na GM. A empresa tratou os trabalhadores com total desrespeito e mostrou que não leva a sério seus compromissos. Não aceitamos que uma empresa multinacional venha em nosso país e trate os trabalhadores dessa forma. Vamos intensificar nossa campanha para pressionar os governos federal, estadual e municipais para que exijam da GM o cumprimento dos acordos e o cancelamento das demissões”, afirma o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Valmir Mariano.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de São José 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 93585-8452

Copyright (c) 2024 - Conexão Vale - Conexão Vale - Sua Revista Eletrônica
Converse conosco pelo Whatsapp!