São José dos Campos enfrenta uma questão crítica no fornecimento de água em algumas áreas nesta sexta-feira (13) devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica que ocorreu na quinta-feira (12). Isso resultou em dificuldades operacionais nos sistemas de bombeamento, captação e distribuição de água na cidade.
As regiões afetadas incluem o bairro Urbanova e áreas na zona leste da cidade, abrangendo bairros como Santa Cecília, Campos de São José, e seus arredores. Atualmente, equipes estão trabalhando no reparo dos equipamentos do sistema de bombeamento danificados.
A normalização do sistema de abastecimento de água em São José ocorrerá gradualmente assim que esses serviços forem concluídos.
A Sabesp, a empresa responsável pelo abastecimento de água, está adotando todas as medidas necessárias para minimizar os impactos dessa interrupção.
As residências que possuem caixas-d’água com capacidade para pelo menos 24 horas de consumo, conforme determinado pelo Decreto Estadual 12.342/78, deverão sentir menos os efeitos da interrupção no abastecimento.
Situação em municípios vizinhos
A Sabesp também relatou que o abastecimento de água está sendo gradualmente normalizado nos bairros onde a energia elétrica já foi restaurada nos municípios vizinhos, como São Bento do Sapucaí, Santo Antonio do Pinhal e Campos do Jordão nesta sexta-feira (13).
No entanto, a interrupção no fornecimento de energia elétrica ainda afeta algumas áreas na região da Serra da Mantiqueira.
Interrupção no fornecimento de energia
A empresa EDP, responsável pelo fornecimento de energia elétrica, está atuando nesta sexta-feira para restaurar o fornecimento integral. A empresa havia relatado na tarde de quinta-feira que ocorreram pelo menos 432 ocorrências nas cidades de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Pindamonhangaba.
Em São José dos Campos, os bairros com o maior número de ocorrências incluem Vista Verde, Jardim Ady Ana, Jardim Esplanada e Jardim da Granja. Já em Taubaté, os bairros mais afetados estão Chácara Florida, Cecap, Parque Três Marias e Chácaras Dalas.
Por outro lado, em Pindamonhangaba, as regiões mais impactadas foram Bosque da Princesa, Galega, Terra dos Ipês e Cardoso. A EDP informou que suas equipes estão intensificando esforços para reparar os danos causados ao sistema elétrico.
Sendo assim, a principal causa dessas interrupções está relacionada à queda de galhos, árvores e objetos sobre as redes elétricas. Esse tipo de reparo exige um tempo considerável de trabalho das equipes devido à sua complexidade.