Para que as instalações do cemitério possam funcionar, a Prefeitura realizou a aquisição de estação elevatória de esgotos compacta de 2000 litros.
Conforme levantamento realizado pela SABESP, é necessário o funcionamento de uma estação modular compacta considerando necessidade de bombeamento do esgoto sanitário da edificação para estação de tratamento de esgoto.“Geralmente o sistema de coleta do esgoto é projetado para ocorrer em escoamento gravitacional. Em situações em que a topografia do local não é favorável ou não há a presença de desnível natural do terreno como o caso em tela, é necessário a utilização de estações elevatórias para correta destinação do efluente”, explicou a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco.
Além da implantação dessa estação junto à SABESP, a obra está sendo finalizada com outras ações como aquisição e instalação de equipamentos de segurança como extintores e outros itens, contratação de novos servidores aprovados em concurso público como dois coveiros e um administrativo, capacitação para novos servidores com treinamento para utilização de equipamento inativador de gases, implantação de um espaço contemplativo com Cruzeiro, serviços finais de paisagismo e jardinagem e implantação de identificação visual do novo equipamento pela equipe do Departamento de Comunicação.A Secretaria de Obras e Planejamento foi responsável por toda a concepção do projeto que foi lançado em 2020, quando as obras tiveram início junto à empresa Convale e na sequência em 2022 a empresa Multivale Construtora finalizou a segunda fase com a execução de todo sistema de decomposição aeróbica assistida por calor e baixa pressão, totalizando um investimento de mais de R$ 4 milhões.
O novo cemitério municipal da cidade tem um espaço de 6.900m2, que contempla quatro salas de velório, área administrativa, sanitários, cozinha, seis blocos, onde serão instalados lóculos pré-fabricados, com capacidade de 272 lóculos por bloco, totalizando 1792 espaços para as sepulturas modernas, no padrão do cemitério ecológico vertical, totalizando mais de 1.300m² de área construída, fechada com gradil.
Após a inauguração, o equipamento será administrado pela Secretaria de Governo e Serviços Públicos, responsável pela gestão de cemitérios.
“Mais uma grande promessa que a gestão do prefeito Dr. Isael está entregando. Trata-se de um cemitério moderno que irá trabalhar com filtro inativador de gases, onde a decomposição será por sistema anaeróbico, sem formação do necro-chorume na sua intensidade, eliminando a contaminação do solo. Os lóculos foram feitos em material pré-moldado e impermeabilizado, diminuindo o período de decomposição, dentro da concepção de cemitério ecológico”, afirmou o vice-prefeito Ricardo Piorino.
O único cemitério municipal de Pindamonhangaba, localizado na Av. Vol. Vitoriano Borges, completará no próximo dia 13 de outubro 159 anos de existência e está com sua capacidade de sepultamento exaurida.
“Estamos entregando um espaço de prestação de serviço acolhedor, moderno e organizado para que a população possa utilizar no momento da dor e perda de um ente querido. Após 159 anos vamos ter de fato um velório municipal e nosso segundo cemitério público, que beneficiará também toda a comunidade do Distrito de Moreira César”, ressaltou o prefeito Dr. Isael Domingues.
Para viabilizar o acesso ao novo cemitério, a Prefeitura contou ainda com apoio do Governo do Estado e do Deputado André do Prado, que garantiram recursos de R$ 1,3 milhão, através do Programa Nossa Rua, para prolongamento da Av. Nilceia Borges de Freitas, onde foram realizadas obras de drenagem e pavimentação asfáltica, no bairro Laerte Assumpção.