Mais de 4.440 pessoas participaram da votação que serão elegeu 10 conselheiros tutelares para atuarem em Pindamonhangaba durante o mandato de 2024 a 2028. A eleição foi realizada no domingo (1) em cinco escolas (EM Prof. Elias Bargis Mathias (Araretama), EM Arthur de Andrade (Cidade Nova), EM Profª Isabel do Carmo Nogueira (Crispim), EM Profª Gilda Piorini Molica (São Judas), e EM Profª Raquel de Aguiar Loberto (Vale das Acácias) e, pela primeira vez, contou com uso de urnas eletrônicas.
Em Pindamonhangaba serão eleitos 10 conselheiros tutelares titulares e seus suplentes, que serão distribuídos nos dois conselhos tutelares, no centro e em Moreira César.
Mesmo com o voto não sendo obrigatório, 4.449 pessoas exerceram a cidadania para escolha nos novos membros do Conselho Tutelar, que serão empossados dia 10 de janeiro de 2024.
A secretária adjunta de Assistência Social, Thais Batista do Carmo, lembrou que “o resultado é provisório porque ainda cabem recursos e ainda existem outras etapas do processo eleitoral, como capacitação e estágio. É um processo que ainda não terminou, porém tudo tem ocorrido dentro da normalidade”.
A secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda, informou que a eleição ocorreu de forma tranquila. “Ficamos muito satisfeitos com a participação da população de Pinda. Foi uma votação com participação inédita, que mostra o quanto a população de Pinda é envolvida e quanto entende a importância deste órgão, que é o Conselho Tutelar”.
Os dez conselheiros farão um trabalho na proteção e defesa da garantia de direitos das crianças e adolescentes do município. “Quero parabenizar todos os conselheiros, que eles façam de fato a diferença e cumpram seu papel com muita responsabilidade e comprometimento, tratando-se de um órgão de suma importância que é o Conselho Tutelar para o município”, declarou a secretária de Assistência Social.