noticias695 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Vale !

Cidades do Vale

Metalúrgicos da Embraer entregam aviso de greve em São José

Publicada em 26/09/23 às 14:04h

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Metalúrgicos da Embraer entregam aviso de greve em São José  Compartilhar a noticia Metalúrgicos da Embraer entregam aviso de greve em São José  Compartilhar a noticia Metalúrgicos da Embraer entregam aviso de greve em São José

Link da Notícia:

Metalúrgicos da Embraer entregam aviso de greve em São José
 (Foto: Divulgação)
Os metalúrgicos da Embraer em São José dos Campos rejeitaram em assembleia no primeiro turno, nesta terça-feira (26), a proposta patronal de reajuste salarial e retirada de direitos. Os trabalhadores também decidiram entregar aviso de greve para a empresa. Isso significa que, caso a Embraer não apresente uma nova proposta, uma paralisação pode ser deflagrada a partir de quinta-feira (28).

Na última rodada de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), representante da Embraer e de outras empresas do setor aeronáutico, propôs apenas a reposição da inflação aos salários. O Índice Nacional de Preços ao Consumido do período da data-base da categoria (setembro de 2022 a agosto de 2023) é de 4,06%.

A reivindicação dos metalúrgicos é pelo aumento real de salário e renovação de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva. O último ano em que a Embraer aplicou reajuste acima da inflação foi em 2017. Esse também foi o último ano em que a empresa assinou a convenção, o que compromete os direitos da categoria metalúrgica do setor aeronáutico.

A condição imposta pela Embraer para a assinatura é a redução da estabilidade no emprego para trabalhadores que foram vítimas de doença ou acidente ocupacional. A convenção de 2017 garante estabilidade até a aposentadoria, mas a empresa quer reduzir esse período para 21 meses (em caso de doença ocupacional) e 60 meses (acidente ocupacional).

A estabilidade para esses trabalhadores é um direito histórico, conquistado pelos metalúrgicos ainda na década de 1970.

Lucro em crescimento

A proposta da Embraer para os trabalhadores não condiz com os números registrados nos relatórios da empresa. No segundo trimestre, houve um crescimento de 87,03% no lucro líquido, em relação ao mesmo período do ano passado.

O número de entregas de aeronaves cresceu 34%, no primeiro semestre deste ano. Houve resultado positivo em todos os segmentos, com exceção dos modelos E175 e Phenon 100, que mantiveram o volume de entregas de um ano para o outro.

A Embraer possui cerca de 9 mil trabalhadores em São José dos Campos e é beneficiada com recursos públicos vindos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Somente entre 2020 e 2023, o banco liberou R$ 3,7 bilhões para a empresa.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 93585-8452

Copyright (c) 2024 - Conexão Vale - Conexão Vale - Sua Revista Eletrônica
Converse conosco pelo Whatsapp!