Começa nesta sexta-feira (15) a mais importante festa literomusical do Vale do Paraíba. Em sua 9ª edição, a Flim - Festa Literomusical de São José dos Campos vai falar de amor no Parque Vicentina Aranha, com a participação de revelações da música brasileira e nomes consagrados da literatura.
Neste ano, a maior festa literomusical da região se une ao evento literário mais tradicional, a Semana Cassiano Ricardo, em celebração aos 100 anos da entrada do ilustre escritor joseense na imprensa profissional, ao ingressar como redator no jornal Correio Paulistano. Com curadoria do jornalista Júlio Ottoboni, a 56ª Semana Cassiano Ricardo agrega à Flim uma vasta programação, com mesa literária especial, Alameda dos Poemas, sarau, intervenções artísticas, atrações infantojuvenis, shows e a entrega do Troféu Cassiano Ricardo.
Além disso - O amor como prática
Durante três dias de evento, a Flim celebrará a cultura com shows, mesas literárias, lançamentos de livros de autores regionais, sessões de autógrafos, ações formativas, oficinas, atrações infantis, intervenções artísticas e muito mais.
Com o tema “Além disso - O amor como prática”, partindo das reflexões de uma das principais intelectuais do nosso tempo, a pensadora estadunidense bell hooks, a Flim 2023 tem curadoria de Alice Penna e Costa, Tania Rivitti e Bia Mantovani, com assistência de Maria Beatriz Machado. As convidadas compartilham de vivências em diferentes frentes artísticas, como produção e gestão cultural, editoração, comunicação, pesquisa e educação.
Partindo de clássicos da música e da literatura brasileira que falam sobre o amor, as mesas literárias terão convidados que dominam o tema sob diferentes perspectivas, como o amor enquanto ação, o erotismo, o amor pela terra e pelo território que habitamos, as relações LGBTQIAP+, a genialidade do escritor Cassiano Ricardo e o empreendedorismo criativo.
Escolas, música e literatura
Na sexta-feira (15), o evento começa às 9h com uma programação especial para mais de 2.500 alunos de escolas públicas e privadas de São José dos Campos que se inscreveram para participar da Flim. Entre as atrações, lançamento de livro infantil, contação de histórias, escalada em árvores, espetáculo musical e venda de livros infantojuvenis a preços promocionais.
Às 19h, acontece a mesa de abertura “Mapa da Energia Criativa - o fascinante empreendedorismo criativo no Vale do Paraíba”, oferecida pela EDP, com participações de Ana Carla Fonseca, Luiza Morandini, Ana Pirolo e Cilene Lima. Às 20h, a mesa “Todo o amor que houver nessa vida”, terá Renato Noguera e Juliana Borges, com mediação de Bia Mantovani.
Encerrando o primeiro dia da Flim, às 21h, a cantora, compositora e educadora paulistana Luana Bayô, expoente da nova geração, apresenta um show que exalta a música negra e explora vissungos, sambas e jongos.
Muita literatura e música
No sábado (16), às 10h, a mesa “Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar?” reunirá Humberto Werneck, Eliane Robert Moraes e Midria, com mediação de Alice Penna e Costa.
Homenageando o centenário da entrada do escritor Cassiano Ricardo na imprensa, às 15h, Neide Duarte, Ivan Marques e Zé Katimba se encontram em “Cassiano, o poeta múltiplo”, com mediação de Júlio Ottoboni.
Às 17h, Daniel Munduruku e Renzo Taddei participam de “Afagar a terra, conhecer os desejos da terra”, com mediação de Tania Rivitti. Fechando o segundo dia, às 19h30, o coletivo Menina Bonita SambaSystem, formado por DJ Dedé 3D, Dj Heitor Turci e DJ 7K, apresenta uma edição especial do Baile da Bonita, com uma seleção potente 100% em vinil com Funky Soul, Boogie, Samba Rock, R&B e Música Brasileira.
No domingo (17), às 10h, a mesa “Toda maneira de amor vale amar”, oferecida pelo Sesc São José dos Campos, traz João Silvério Trevisan, Geni Núñez e Guilherme Terreri Lima Pereira, mais conhecido pelo nome artístico Rita von Hunty, para falarem sobre amor e diversidade. Às 11h30, o cativante Duo Àvuà, formado pelos talentosos Bruna Black e Jota.pê, apresenta um show envolvente, romântico e dançante.
Mais da Flim 2023
Em mais uma edição, a rua em frente ao Parque Vicentina Aranha (Engenheiro Prudente Meireles de Morais) será fechada no fim de semana (16 e 17), se transformando em um espaço de programação com shows, Rua de Lazer da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, intervenções artísticas e muita gastronomia, com a participação de restaurantes e bares da região.
Entre as novidades, além da fusão da Flim com a Semana Cassiano Ricardo e a volta das ações formativas, com oficinas de desenho, modelagem em argila, workshop de escrita visual com Neide Duarte, bate-papo com Fabrício Corsaletti, ciranda literária com Academia Joseense de Letras, entre outras atividades, a Flim vai para a comunidade.
Em uma parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o projeto Flim na Comunidade vai unir adolescentes de regiões distantes do entorno do Parque Vicentina Aranha ao universo da literatura. Com idades entre 11 e 14 anos, 39 alunos da Fundhas - Unidade Dom Bosco participarão de uma oficina que vai transformar em História em Quadrinhos (HQs) a poesia “Amor Selvagem”, do poeta joseense Cassiano Ricardo. Os resultados serão apresentados durante a 56ª Semana Cassiano Ricardo na Flim 2023.
Festa acessível, solidária e sustentável
Todas as mesas literárias da Flim contarão com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e terão audiodescrição. Com o apoio da equipe de voluntários, que atuam em diversas frentes do evento, exemplares da programação impressos em Braile estarão disponíveis para consulta durante a Festa. Nas mídias sociais (@flim.sjc), as publicações contam com a legenda #ParaTodosVerem, recurso que acessibiliza os conteúdos para pessoas com deficiência visual.
Em uma parceria com o Fundo Social de São José dos Campos, a Flim convida o público a doar 1kg de alimento não perecível, em benefício das entidades assistidas instituição. As atrações da Flim são gratuitas e a doação é opcional.
As ações socioambientais também fazem da Flim uma festa sustentável, com alternativas que estimulam o consumo consciente e a diminuição dos impactos ambientais, como a redução de plásticos e de materiais impressos, além do incentivo à economia circular, por meio da participação de cooperativas de reciclagem. O tema também faz parte das atividades que compõem a programação do espaço Embaixada da Natureza, projeto da AFAC em parceria com o Centro Ambiental Edoardo Bonetti (Caeb), que contará com rodas de conversa, oficinas e atividades infantis.