A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vai promover uma oficina de orientação para retirada de húmus aos participantes do programa Composta Pinda. A ação será realizada no sábado (16), às 9 horas, no Parque da Cidade.
A expectativa é receber no local os 50 contemplados. A empresa contratada será responsável por conduzir a oficina, fornecendo demonstrações e esclarecimentos sobre os cuidados e a retirada do húmus, do composto líquido e do uso do material produzido que poderá ser adicionado ao solo, tornando-o ideal para o crescimento das plantas, e também nos vasos e outros locais de plantio.
O programa Composta Pinda, além do objetivo de mobilizar a população a ter hábitos mais conscientes sustentáveis e contribuir com a redução de resíduos orgânicos enviados para o aterro, fomenta a agricultura doméstica e uma alimentação mais saudável, visto que o composto orgânico gerado pode e deve ser amplamente utilizado nos jardins, pomares e hortas urbanas, proporcionando ao mesmo tempo a restauração dos solos e a produção abundante em cada residência, de frutas, verduras, legumes e hortaliças orgânicas, saudáveis, livres de agrotóxicos.
Esta é a segunda ação de treinamento à equipe. Em julho houve a entrega das composteiras e kits de compostagem.
Cada participante recebeu uma composteira para uso doméstico, com dimensões mínimas de 60cm de comprimento, 42cm de largura e 78cm de altura. A composteira possui duas caixas digestoras de 45 litros cada e uma caixa coletora de 8 litros, além de pés acoplados, superfície externa lisa e furos com diâmetros que impedem a entrada de mosquitos e moscas. O kit de compostagem inclui um pacote de minhocas californianas (entre 200 e 300 unidades) e um pacote de serragem própria para compostagem com 3,2 kg.
Também foi fornecido um manual impresso com orientações sobre a compostagem doméstica, contendo mais de seis folhas e 12 páginas.