A greve dos trabalhadores da Avibras em Jacareí completou um ano nesta segunda-feira (11). A mobilização teve início em protesto contra atrasos salariais e se estende também com a reinvindicação de estatização da fábrica.
Na manhã de ontem, os trabalhadores se reuniram em frente à unidade e decidiram por manter a greve, considerada como a mais longa da categoria em 67 anos de história.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal) de São José dos Campos, na época em que foi iniciada a greve, no intervalo de um ano, a empresa havia pago somente quatro meses de salário.
Em julho deste ano, um acordo judicial foi feito com os credores para pagamento dos salários atrasados e demais dívidas trabalhistas adquiridas antes do pedido de recuperação judicial em março de 2022. A quitação das dívidas pela empresa precisa acontecer até fevereiro de 2024.
Sobre a Avibras
A Avibras é a principal fabricante de material bélico do país, conta com cerca 1.400 funcionários em Jacareí. Defesa. A empresa possui contratos com as Forças Armadas brasileiras, incluindo o Astros 2020, sistema lançador de foguetes e mísseis, considerado um dos mais avançados do mundo.
A Avibras está em fase de recuperação judicial, com risco de passar para as mãos de capital estrangeiro. A Barzan Holdings, empresa do Catar, já manifestou interesse em investir na fábrica brasileira.