A partir desta segunda (4), tem início a Operação Romeiro, da Polícia Militar em Aparecida. A PM divulgou que vai distribuir pulseiras de identificação para crianças durante as celebrações de 12 de outubro no Santuário Nacional de Aparecida.
Faltando pouco mais de um mês para o dia 12 de outubro, quando é celebrada a Padroeira do Brasil, a Polícia Militar iniciou a Operação Romeiro. Essa operação continuará até o dia 10 de dezembro e tem como principal objetivo assegurar a segurança dos devotos que visitam Aparecida.
Segundo a corporação, a distribuição das pulseiras visa diminuir o número de crianças que se perdem durante a Festa da Padroeira, já que o movimento na cidade é muito intenso nesta época.
“Vamos distribuir pulseiras de identificação com o nome e um contato telefônico do responsável. Todos os policiais vão ter as pulseiras. Estaremos com mais de 100 agentes por dia e mais de 600 no dia 12. É algo que vai auxiliar na localização (das crianças perdidas)”, explica o Tenente Coronel Hugo Araújo Santos.
Além disso, a Operação Romeiro prevê também apoio e acompanhamento aos peregrinos durante os milhares de romarias que acontecem neste segundo semestre, tanto na rodovia Presidente Dutra quando em áreas rurais.
Ainda segundo a polícia, a medida será utilizada até dezembro. Dias como pouco movimento no Santuário Nacional - como essa segunda-feira, por exemplo - não haverá distribuição.
Nos dias mais movimentados, policiais vão ficar posicionados em todas as entradas do santuário e abordar famílias com crianças para entrega das pulseiras e preenchimento das informações.
Segundo o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a expectativa é que, de setembro até o fim do ano, mais de 4 milhões de romeiro visitem a basílica.