No cenário de crescente preocupação com as mudanças climáticas e os impactos ambientais, o Parque Natural Municipal Vale do Itaim, um refúgio no coração de Taubaté, enfrenta uma dura realidade. De acordo com um recente levantamento da Defesa Civil de Taubaté, aproximadamente 10% de sua área verde foram arrasadas por incêndios nas últimas semanas.
Entre os dias 18 e 20 de agosto, uma porção de cerca de 22 hectares, equivalente a 10% da área total de preservação ambiental do Parque do Itaim, foi consumida pelas chamas.
No sábado (19), uma força-tarefa composta por aproximadamente 30 combatentes mobilizou-se para conter um incêndio de grandes proporções que se alastrou pelo interior do parque. Os esforços coordenados reuniram não apenas dez agentes da Defesa Civil, mas também 12 bombeiros militares do Cavex (Comando de Aviação do Exército), três bombeiros da Polícia Militar, um bombeiro civil voluntário e um motorista do Departamento de Obras da Prefeitura.
No sábado, das 17h às 21h, foram despendidos quase dez mil litros de água, transportados por uma frota de caminhões dos bombeiros e da Prefeitura, na tentativa de debelar o fogo que consumia a preciosa área natural. No total, oito veículos entre viaturas equipadas, caminhões pipa e auto bomba de diferentes órgãos foram empregados nessa operação de resgate ambiental.
As labaredas foram finalmente controladas após quatro horas.