A Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba está comemorando nesta semana de agosto, 160 anos de fundação e entregará para a população um novo e moderno Centro Cirúrgico, com investimentos que se aproximam de R$ 1,5 milhão.
A modernização e inovação das salas do Centro Cirúrgico marca um novo momento na história da instituição e tem como principal objetivo o aprimoramento dos procedimentos cirúrgicos com mais qualidade, segurança e eficácia desde a entrada até a alta hospitalar.
Atualmente, a Santa Casa realiza de 400 a 450 procedimentos cirúrgicos por mês, com maior número na área obstétrica e ginecológica, ortopédica, plástica e cirurgias gerais. Com os investimentos realizados, a entidade passa a contar com o painel Cirurgia Segura, com adoção dos protocolos do quadro indicador de cirurgia segura, onde é colocado todos os indicadores do paciente, conforme preconiza os protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para marcar a implantação do novo Centro Cirúrgico, a Santa Casa realizou a aquisição de diversos equipamentos e instrumentais, todos importados, sendo a maioria de fabricação alemã, configurando o novo espaço cirúrgico como um dos mais modernos da região, comparado a de grandes hospitais particulares.
Com os investimentos inovadores, a Santa Casa adquiriu: mesas cirúrgicas automatizadas, elétricas e hidráulicas (inclusive para cirurgias bariátricas e ortopédicas); focos cirúrgicos com iluminação em LED; estativa articulada - estação de trabalho 180°; arco em C digital, imagem 4K - equipamento para raio-x exclusivo para centro cirúrgico; modernos instrumentais cirúrgicos de diversas especialidades; novas óticas para vídeo cirurgia; 4 novos carrinhos de anestesia; monitores multiparâmetros com capnografia; moderno aparelho para cirurgia de catarata.
Além dessas aquisições o espaço do novo Centro Cirúrgico recebeu troca de piso, novo sistema de iluminação, pintura, informatização de todas as salas com ERP e TASY, trazendo maior inovação na gestão hospitalar.
Para celebrar esse novo momento, a instituição realizará no seu auditório, no próximo sábado dia 12 de agosto, um evento comemorativo ao aniversário da instituição e de inauguração do novo Centro Cirúrgico com a presença do provedor da instituição Décio Prates da Fonseca, prefeito Dr. Isael Domingues, diretores e funcionários da Santa Casa e outras autoridades.
História da Santa Casa de Pinda
Fundada em 6 de agosto de 1863, com o legado de 20 contos de réis deixado em testamento pelo Barão de Pindamonhangaba, Cel. Manoel Marcondes de Oliveira e Mello, a Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba é hoje um orgulho para a cidade e um exemplo de administração hospitalar.
Sua primeira sede foi na atual Rua Gregório Costa, num casarão que se encontrava onde hoje passa a linha férrea, ao lado da atual padaria Di Pane e o seu primeiro Provedor foi o Cap. António Salgado Silva, Visconde de Palmeira.
Com a desapropriação do imóvel em 1.876, para construção da Estrada de Ferro a entidade transferiu-se para um casarão próximo à esquina da Ladeira Barão de Pindamonhangaba. Em 1922, com o provedor Dino Bueno foi lançada a pedra fundamental para construção de um prédio nas atuais instalações, localizadas na rua Frederico Machado. Na década de 40 a Santa Casa realizou ampliações em suas instalações com a nova maternidade e na década de 70 a construção do novo prédio uniu a nova ala com o prédio antigo.
Atualmente a entidade conta com serviços completos com Pronto Atendimento, Clínicas Médicas, Auditório, Pediatria, Unidades de Terapia Intensiva – UTI - Neonatal e UTI - Adulto, moderno Serviço de Hemodiálise, mantendo na sua parte central, a tradicional Capela de Santa Izabel, além de toda parte administrativa como Almoxarifado, Farmácia, Refeitório, Lavanderia entre outros.