Os trabalhadores da fábrica Novelis, em Pindamonhangaba, aprovaram em assembleia um acordo de revezamento de turno nesta quinta-feira, dia 27. A medida foi aprovada nos três turnos e vai garantir um bônus de R$ 370 para todos os funcionários como Cartão de Natal.
A fábrica já opera em revezamento, o chamado “pula pula”, no qual o funcionário muda de turno toda semana. O Sindicato dos Metalúrgicos busca uma compensação por causa do impacto dessa jornada na saúde dos funcionários.
O novo acordo terá vigência de dois anos. O presidente André Oliveira explica que os funcionários preferem manter essa jornada.
“Os trabalhadores gostam por causa das semanas que tem adicional noturno. Mas esse revezamento não é o ideal para saúde. Por mais que os trabalhadores estejam acostumados, o corpo sente o impacto. A fábrica também não está no melhor momento, mas insistimos na negociação e conseguimos esse pagamento”, disse.
Segundo André, outras questões muito reivindicadas pelos trabalhadores também foram atendidas. Melhorias na qualidade das refeições serão feitas e a empresa irá implantar um atendimento odontológico dentro na fábrica, para o funcionário e sua família.
Em abril, o Sindicato esteve em reunião com a Novelis para discutir uma queda na produção em função da redução do consumo de bebidas em lata no Brasil. Até momento não foi necessário aplicar férias coletivas nem layoff. Em maio, a fábrica pagou uma parcela de PLR (Participação nos Lucros e Resultados), injetando R$ 10 milhões na economia. A próxima parcela será em agosto.
A Novelis atua no ramo do alumínio e emprega atualmente 1.500 pessoas em Pinda.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda