O Governo de SP inaugurou nesta quarta-feira (26) um novo serviço para ajudar no enfrentamento da dependência química no Estado. A unidade da Secretaria de Desenvolvimento Social fica em São José dos Campos e é voltado para o atendimento às famílias dos dependentes e aos egressos de comunidades terapêuticas que completaram o tratamento.
A cerimônia de inauguração teve as presenças do vice-governador, Felício Ramuth; do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento; do prefeito da cidade, Anderson Farias, e outras autoridades da região.
O equipamento dispõe de uma equipe multidisciplinar que prestará auxílio psicoemocional para a população. O foco é fortalecer os vínculos familiares e prevenir recaídas. Além de São José dos Campos, primeira cidade a receber o serviço, os municípios de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São Paulo também receberão o novo equipamento.
O Espaço Prevenir de São José dos Campos é a primeira unidade do tipo no estado. O investimento anual do Governo de São Paulo no serviço será de R$ 600 mil.
Apoio a familiares
As equipes são formadas por profissionais como assistentes sociais, educadores, psicólogos e pedagogos. Além das pessoas em recuperação, o espaço também é voltado para o atendimento de familiares de dependentes químicos. A casa é preparada para atender até 300 pessoas por mês.
O equipamento oferece dinâmicas psicossociais, terapias em grupos, consultas com psicólogos e atividades de cultura e lazer. Além disso, a equipe de profissionais dá orientações aos familiares sobre como agir em relação ao ente envolvido com as drogas e pode, inclusive, sugerir medidas como a internação. Os profissionais ainda ajudam os egressos a montar currículo e procurar emprego.
Diferentemente de casas ou comunidades terapêuticas, o local não oferece abrigo para dormir ou morar.
Serviço:
Espaço Prevenir em São José dos Campos
Endereço: Avenida dos Estados, 297, Vila Maria. SJC
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 21h