“Infelizmente, a taxa de juros, a Selic, continua em 13,75% e inviabiliza a venda de carros novos, já que dois terços dessas vendas são feitas por financiamento. Com isso, as montadoras têm enfrentado um acúmulo de veículos em estoque nos pátios”, explicou o presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião.
Durante a assembleia, Claudião reafirmou a importância do acordo coletivo feito entre o Sindicato e a Volks, que garante estabilidade até 2025. “Desde que firmamos o acordo em 2020, o qual foi renovado ano passado, até agora, a montadora utilizou um terço dos dias produtivos para aplicar medidas de flexibilização, como layoff, férias coletivas, shutdown, dayoff e banco de horas.”
Neste ano, a Volks já havia protocolado um pedido de layoff. Inicialmente a medida seria aplicada em junho e depois foi adiada para julho. Com o lançamento do programa de carros populares, a montadora chegou a anunciar que não adotaria mais a suspensão dos contratos neste ano.
Mas com a manutenção da taxa Selic, os planos foram novamente ajustados. Entre 26 de junho e 3 de julho, os trabalhadores ficaram fora da produção por meio de shutdown e dayoff, retornando no último dia 4 de julho. Agora, a nova previsão é de que o layoff seja iniciado em agosto.
A VW conta com cerca de 3.100 trabalhadores e trabalhadoras em Taubaté. Atualmente, a unidade produz o Polo Track, novo carro de entrada da montadora. O acordo coletivo também estabeleceu a produção de um SUV compacto para fábrica a partir de 2025.