Uma criança foi picada por um escorpião na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Maria Luiza da Silva nesta terça-feira (1) no bairro Santa Fé, em Taubaté.
Segundo informações da Prefeitura de Taubaté, o aluno de 3 anos de idade foi prontamente encaminhado pela direção escolar ao Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT).
No local a equipe médica constatou que a picada era superficial e que não havia necessidade de aplicação do soro antiescorpiônico. O menino passa bem e segue em observação.
Por meio de nota, a Secretaria de Educação informa que a dedetização da instituição está em dia, tendo passado por um reforço ainda hoje. O Controle de Animais Sinatrópicos (CAS) também foi acionado para vistoria no local.
Soro antiescorpiônico em Taubaté
A prefeitura inaugurou recentemente no Hospital Municipal Universitário de Taubaté, uma sala infantil de soro antiescorpiônico , o que possibilita um atendimento mais ágil em casos de picada por escorpião.
O soro antiescorpiônico purificado, quando administrado no paciente picado, age neutralizando o veneno na circulação sanguínea. Quanto mais rápido for feito o atendimento, maiores são as chances do tratamento ser eficiente.
O soro antiescorpiônico também pode ser encontrado no Pronto Socorro Municipal (PSM).