Moradores de São Francisco Xavier realizam um abaixo assinado contra atividade de mineração em uma fazenda no bairro da Graminha no distrito.
Segundo informações do documento, uma empresa de desenvolvimento mineral deseja explorar o local para extração de minério, sendo que a área é classificada como Zona de Proteção Máxima (ZPM).
A área de ZPM chega aos 277,60 hectares e é sobreposta a nascentes de água.
A prefeitura de São José dos Campos já teria negado o pedido para mineração pela empresa em um processo datado de 2021. No entanto, a Associação Território SFX decide mesmo assim se manifestar contra a atividade por meio de abaixo assinado” em vista do tremendo impacto ecológico, social e ambiental negativos em nossa região, entre os quais citamos: destruição da vegetação, geração de dejetos e lama contaminados com metais pesados, poluição dos rios e do lençol freático, destruição do atrativo turístico da região, destruição da flora e fauna e muitos outros danos”, diz o documento que já conta com mais de 2 mil assinaturas.
Após a coleta das assinaturas o abaixo assinado será levado para autoridades municipais, regionais e federais para deixar claro o repúdio da comunidade de São Francisco Xavier à atividade de mineração.