A paralisação dos ônibus durante a manhã desta terça-feira (4) em São José dos Campos, aconteceu devido à nova operação das linhas de ônibus integradas à Linha Verde na zona sul da cidade.
O protesto organizado pelo sindicato com os trabalhadores foi para reinvindicação de uma assembleia entre a prefeitura e o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba.
De acordo com a organização, na operação a prefeitura colocou ônibus em circulação de forma irregular, contratou supostos “orientadores” para as linhas, em vez de remanejar os cobradores que já prestam serviço por meio das empresas contratadas e não oferece boas condições de trabalho. Além disso, o diretor afirma ainda que os passageiros não tem ciência das novas linhas de ônibus.
Essas reinvindicações foram feitas e os esclarecimentos solicitados à prefeitura, mas até o presente momento, o sindicato não teria recebido nenhum retorno da administração municipal. Após a paralisação, a entidade afirma que a prefeitura se demonstrou disposta a conversar sobre o assunto.
O protesto durou cerca de três horas, por volta das 9h os ônibus deram início a circulação na cidade.
A integração de linhas
A integração entre linhas de ônibus da região sul com a Linha Verde em São José aconteceu ainda nesta segunda-feira (3). Duas novas linhas foram criadas, a 326 e 339 e outras duas que já estavam em circulação passaram a fazer parte da operação, a 317 e 321.
O objetivo é conduzir passageiros dos bairros até às estações da Linha Verde, para então embarcarem no VLP (Veículo Leve sob Pneus).