A empresa Volkswagen avisou nesta quinta (1º), que cancelou o layoff que estava previsto para os trabalhadores de Taubaté. Layoff é uma medida adotada pelas empresas para ajustar suas operações em circunstâncias novas; sejam elas de natureza econômica, técnica ou mudanças organizacionais.
Em maio, a montadora havia informado que colocaria cerca de 800 trabalhadores em layoff.
No comunicado, que foi enviado para a imprensa, a montadora apontou que a decisão é motivada pelas novas perspectivas para a demanda de vendas no setor automobilístico.
O comunicado aconteceu uma semana após o governo federal avisar o corte de impostos para reduzir o preço dos carros populares.
A empresa não informou a causa da suspensão na época. Mesmo assim, o Sindicato dos Metalúrgicos se pronunciou falando que a montadora alegou que, devido aos altos juros do país, houve queda de venda de carros.
O parecer da Volkswagen veio logo após o governo federal anunciar um programa que analisa um plano de descontos de até 10,96% no preço dos carros populares. O incentivo é para veículos que valem até R$ 120 mil.
A fábrica tem aproximadamente 3 mil trabalhadores. Nela produz o Novo Polo e o Polo Track, carros que substituem o Gol.