Em 9 de agosto de 2022, alguns dias antes da demolição de casas no Banhado por agentes do município, a Prefeitura de São José dos Campos citou o projeto da Via do Banhado como uma das soluções viárias para desafogar o trânsito nas regiões norte, centro e oeste.
Diz o trecho do documento: “O projeto da Via Banhado é uma importante obra para melhorar o tráfego municipal garantindo melhores deslocamentos de todos os modais que necessitam se deslocar entre as regiões norte e oeste e que necessitam passar pelo centro".
A proposta de construção da Via do Banhado é reforçada em outro documento protocolado pela prefeitura, em 21 de novembro de 2022, período em que houve intensa articulação da prefeitura pela remoção dos moradores da comunidade Nova Esperança. Diz trecho deste segundo documento: “Com a melhoria da funcionalidade da rotatória do Thermas e, futuramente, a interligação da Via Oeste com a Via Banhado, este novo acesso será um percurso rápido e viável da região centro/norte à oeste".
A proposta da Via que aparece nos documentos é a que passaria em paralelo à avenida da orla e atravessaria a área onde está a comunidade do Banhado, que acabou de receber em primeira instância decisão favorável pela permanência no local.
Fonte: O Vale